Já nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (01), a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe reuniu um comitê para avaliação dos danos causados pelo grande volume de água que caiu na cidade durante os últimos dois dias. O comitê formado por equipes das secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Defesa Social, Saúde, Educação, Planejamento e Comunicação, discutiu os principais pontos afetados no município e repartições públicas, bem como um plano de ação imediato para minimizar os impactos.
Dados do setor de gestão ambiental apontam que, somente nesta quinta-feira, choveu 74mm no município, chegando inclusive ao volume de 3mm por minuto em alguns momentos. Na quarta e quinta-feira choveu mais que o esperado para todo o mês de fevereiro.
Ficou definido que no primeiro momento o foco dos trabalhos serão:
- Intensificar fiscalizações de construções em áreas de risco, como nas proximidades dos riachos;
- Direcionamento de equipes com foco nos reparos dos prédios públicos, com prioridade para unidades de saúde;
- Acompanhamento de assistência social para famílias mais afetadas;
- Melhorar a sinalização e intensificar a conscientização da população nas áreas de risco.
As equipes puderam avaliar que o trabalho preventivo de desobstrução, melhoramento de passagens molhadas e limpeza de canais desenvolvido nas semanas anteriores às chuvas, foi fundamental para minimizar os impactos sofridos. A Defesa Civil não teve registro de famílias desabrigadas ou que necessitaram ser realocadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário