domingo, 22 de outubro de 2023

Sete pernambucanas estão na final do Prêmio Inspirar 2023

Diagrama

Descrição gerada automaticamente 

Pernambuco, 20 de outubro de 2023 - Sete iniciativas pernambucanas estão na fase final do Prêmio Inspirar 2023. A premiação promovida pelo Instituto Neoenergia vai reconhecer 16 lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social onde está inserida. As finalistas pernambucanas concorrem com projetos de mais seis estados, sendo eles Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal.

 

A votação vai até o dia 22 de outubro no site do Instituto Neoenergia. Serão distribuídos R$ 140 mil para as 16 vencedoras em três categorias: mulheres (pessoa física ou Microempreendedora Individual, MEI); coletivos (grupos não formalizados representados por uma liderança feminina responsável pela submissão); e organizações (pessoas jurídicas, com mulher na representação legal, e com faturamento anual de até R$ 1 milhão). Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural.

 

Na categoria Mulheres, Pernambuco conta com três finalistas. Uma delas é Jaqueline Fraga (@jaquefraga_), que conduz atividades de literatura, educação e comunicação dentro do projeto “Conhecendo escritoras negras de Pernambuco”, em que apresenta ao público mulheres negras do estado que atuam na literatura.

 

Outra finalista é Kempla Baptista (@cacandoestorias/@kemlabaptista), idealizadora do "Caçando Estórias", projeto com abordagem artístico[1]pedagógica que é constituído por ações multidisciplinares para crianças. Vanilma Cavalcante (@vanilmacavalcante) é a terceira pernambucana na final. Ela é produtora cultural e agricultora, residente da Comunidade de Remanescentes Quilombolas Águas Claras e atuante na luta por direitos e igualdade racial.

 

Na categoria Coletivos, duas pernambucanas chegaram à final do Prêmio Inspirar, sendo elas Jéssica Gomes da Silva (@sweetunicrn), do Coletivo MPLGBT; e Vitória Santos (@coletivocnegro), do Coletivo Coração Negro.

Por fim, na Categoria Organizações, Andala Pereira (@museutcm / @cavalomarinhoboipintado / @andalaquituche), do Cavalo Marinho Boi Pintado - Museu das Tradições do Cavalo Marinho; e Arary Marrocos (@ararymarrocos), do Teatro Experimental de Arte; fecham a lista de finalistas pernambucanas.

“Destacar a atuação dessas lideranças é importante para valorizar o protagonismo feminino no fomento à cultura. A premiação traz visibilidade ao trabalho conduzido por mulheres de diferentes estados do país para melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas de vulnerabilidade social. A representatividade delas inspira todos a reconhecer a potência das atividades artísticas e culturais como mecanismo de superação dos desafios impostos pela Agenda 2030 e nos instiga a sermos agentes de mudança e construirmos juntos um futuro melhor para o nosso Brasil”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

 

O Prêmio Inspirar é realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das cinco distribuidoras da companhia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS), Neoenergia Pernambuco (PE) –, além da parceria técnica da Baluarte Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário