Santa Cruz do Capibaribe é considerada a capital da moda de Pernambuco e o coração do polo de confecções do estado. Não é para menos. Cinquenta e quatro municípios pernambucanos e da Paraíba comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz para atacadistas de todo o país. Para dar visibilidade à produção e fortalecer a imagem das empresas da região, a administração do Moda Center Santa Cruz, além de investir massivamente em comunicação e marketing, criou, em 2016, o Estilo Moda Pernambuco (EMP). Nas duas primeiras edições, o EMP contou com o desfile de 38 marcas, sendo oito na primeira edição e 31 na segunda. Em ambas, contou com a participação de pequenas empresas que comercializam sua produção nos boxes do centro atacadista, assim como também abraçou empreendedores do calçadão Miguel Arraes.
“O Estilo Moda Pernambuco foi um evento criado pelo Moda Center Santa Cruz para dar visibilidade, principalmente, à produção de moda local, assim como contribuir para fortalecer a imagem do polo de confecções. Também é um espaço para troca de experiências, capacitação e realização de negócios independentemente do tamanho do produtor. O evento é todo produzido por nós, com recursos próprios e oriundos de patrocinadores e apoiadores”, explica Allan Carneiro, síndico do Moda Center.
Além de dar visibilidade, o EMP também colabora para impulsionar a evolução do mercado local, induzindo a profissionalização da cadeia de produção de moda, como conta Antônio Carlos Batista da Silva, da Rastro Ativo (moda masculina). Participando pela segunda vez dos desfiles, ele ressalta a importância do compromisso da administração com as pequenas confecções. “Temos a oportunidade de mostrar os produtos das pequenas fábricas com a mesma qualidade e destaque que as demais. Não teríamos como montar um desfile sozinhos. O EMP nos dá oportunidade de ganhar visibilidade junto aos clientes, nas mídias sociais e tradicionais. O retorno do investimento é garantido e o evento nos faz querer avançar. Nos impulsiona”, declarou. Ele comenta, ainda, que a participação do evento fez com que sua marca contratasse, por exemplo, um estilista para aperfeiçoar o desenvolvimento das coleções da Rastro Ativo. A marca desfila no dia 29 de julho, junto com a Brytch Jeans, Cavalheiro, Iska Viva, John Cash, LM Fashion, Magda Moda Íntima, Miss Mel, Nega Maluca, Samkara e Sport Company.
A repercussão positiva e os números mostram a evolução do evento. Na primeira edição, dois pequenos produtores participaram dos desfiles. Na segunda, foram cinco. Este ano, o Moda Center abraçou o Projeto Coletivo Criativo e 35 marcas participam do evento em dois momentos: do desfile coletivo com 10 looks montados com peças de 17 marcas, que está no line up do terceiro dia do EMP (28/7), e na exposição “Coletivo Criativo”, com os cliques de editorial produzido com looks montados com outras 18 marcas. Visitantes e clientes poderão conferir o material na área interna do Moda Center Santa Cruz (entre os setores Azul e Laranja) durante todo o dia.
A expectativa é que, em 2019, a quantidade de pequenos produtores participantes no EMP seja o dobro deste ano. O objetivo é continuar mostrando a qualidade e a diversidade do que os confeccionistas de menor porte produzem, que vem crescendo e garantindo cada vez mais espaço no mercado, assim como na vitrine proporcionada pelo evento.
A programação completa do do EMP 2018 pode ser conferida no www.estilomodapernambuco.com.br ou no www.blogdomodacenter.com.br.
Projeto Coletivo Criativo
Desfiles no dia (28/7)
Sealive, PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top Camuflado, Nacan, F&A Jeans, Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G, Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores, Joseane Fashion, Maddu Jeans e Sarah Fitness.
Editorial/exposição (30/7)
Revolucione Jeans, RCR Original Clothing, Use D'Orig, Dalmonboy, Morena Tropycana, Ne&Ronny, Clepol, Xiqtal, Jovina, Nara Modas, Cravina, Agasias Clothing, Bonita Saia, Formula Femini, Aline Fashion, Divine Moda Feminina, Sunbody e Remais Short's.
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