quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Diretor do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco posta nota em repúdio ao prefeito de Brejo da Madre de Deus

 Douglas Ferreira


Os/as servidores/as de BREJO DA MADRE DE DEUS - PE, hoje amargam o dessabor de ter tido um Natal e agora um fim de ano SEM RECEBER seus 13ºs na integralidade, bem como seus vencimentos do mês de Dezembro.
O SINDUPROM-PE repudia qualquer tipo de abuso por parte de uma gestão que afete quem, de fato, faz o município avançar, a exemplo dos/as professores/as.
Ao senhor HILÁRIO PAULO, não sei se descansará e aproveitará suas férias, pois deixou mães e pais de famílias sem as mínimas condições de honrarem com seus compromissos, e alguns/mas sem conseguirem ao menos colocar O PÃO NA MESA.
Nesse ano tão difícil com uma pandemia que levou a saúde e a vida de tantos, nós, servidores/as deste município estamos sendo sujeitos/as a mais esta situação.
Digo à todos/as os/as professores/as que nossa luta não cessará em 2021 e que nossa entidade (com apoio do nosso jurídico) já está recorrendo às instâncias superiores para que nossos direitos jamais sejam usurpados por nenhum/a gestor/a público/a.
(Impossível desejar à vocês boas festas, pois não se tem festas, nem viagem, nem comida... sem receber salários e 13º salário)

Solenidade de Posse de prefeito e vice em Santa Cruz do Capibaribe


 


quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Governo do Estado vai distribuir para a população mais de um milhão de máscaras compradas no polo de confecções do agreste

 O Governo de Estado anunciou, por meio de coletiva online, nesta quarta-feira (30), a aquisição de mais um milhão de máscaras de tecido, neste final de ano. Todo esse material virá do Polo de Confecções. Através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a gestão estadual já havia realizado a compra de outro lote de um milhão de máscaras. O montante já distribuído para a população, desde o início da pandemia, ultrapassa 2,5 milhões de itens, entre o material adquirido e as doações recebidas. A AD Diper lancará, em 8 de janeiro, um edital para aquisição deste novo lote.

 


A iniciativa será viabilizada por meio do credenciamento de empresas produtoras de confecção em todo o Estado, que tenham o selo de qualidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). Para permitir a participação de fabricantes de diversos portes, serão adquiridos lotes com quantidades variando de 20 mil a 100 mil peças. Por meio do Programa Máscara Para Todos, mais de 100 empresas do Polo de Confecções já receberam essa chancela.

 

“É um bom reforço e uma injeção de recursos no setor de confecções em um momento de baixa nas vendas. As máscaras são imprescindíveis para uso e proteção de todos. Estamos acompanhando o setor de perto e sabemos da capacidade para produzir artigos de qualidade”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Roberto Abreu e Lima. O Polo já comercializou mais de 12 milhões de EPIs, sendo mais de 10 milhões só de máscaras de tecido.

 

É possível adquirir, no site www.mascarasparatodos.org.br, pacotes de cinco, dez, 50 ou 100 máscaras brancas e lisas, e pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Até o momento, já foram vendidas quase 19 mil unidades através da loja virtual.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA - O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, durante a coletiva, que após cinco semanas seguidas de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Pernambuco registra queda de 20% nas ocorrências da Semana Epidemiológica (SE) 52 em comparação com a 51. Quando analisados os números da semana 50, a diminuição foi de 8% nesses 15 dias. 

 

“Apesar da queda, precisamos continuar avaliando o indicador, porque, no feriado, há acúmulo de notificações. Assim, é possível que este número sofra correção nos próximos dias", informou o secretário, destacando ainda que, na última Semana Epidemiológica, foram computados 801 pedidos por leitos de internação na Central de Regulação do Estado.

 

O número apresentado significa uma queda de 13% e 7% em comparação com as semanas 51 e 50, respectivamente. A diminuição foi puxada pelas solicitações por enfermaria, que tiveram uma queda de 29% em relação à semana 51 e de 19% na comparação com a 50. Em relação às UTIs, os pedidos permaneceram estáveis entre as semanas 52 e 51 e um aumento de 1,6% em relação à 50.

 

"Quando analisamos o número de pacientes internados em leitos de UTI na rede pública de saúde, ainda vemos uma situação que nos causa preocupação. Atualmente, são cerca de 760 pacientes internados. Há 15 dias, eram 750. Portanto, ainda vivemos um momento que requer atenção e o reforço na adoção de cuidados, porque nossas atitudes serão determinantes para os indicadores das próximas semanas", ratificou Longo.

 

ANO NOVO – O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressaltou que, além da fiscalização realizada pelo Estado durante as festas de Ano Novo, os municípios também foram acionados para colaborar, atuando através das Guardas Civis e Municipais e da Vigilância Sanitária.  “Aqueles que descumprirem as regras mínimas vão ser autuados, respondendo criminalmente. Não somente o responsável pela festa, mas também o proprietário da casa de eventos, hotel, todos serão responsabilizados. Inclusive, quero deixar bem claro, que também pode acontecer posteriormente. Nem sempre vamos conseguir chegar na primeira hora, mas vamos levantar o que vai sair nas redes sociais e autuar posteriormente. As multas vão de R$ 1 mil a 100 mil, independente da responsabilização criminal que vai acontecer através de inquéritos abertos pela Polícia Civil”, pontuou o secretário.

 

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Lero anuncia nomes que vão integrar a equipe de secretários a partir de 2021 em Taquaritinga do Norte

Com o argumento de que alguns dos atuais secretários estão administrando projetos que terão continuidade na próxima gestão, o prefeito reeleito, Ivanildo Mestre, Lero, anunciou o grupo de Secretários que irão compor o primeiro escalão  de seu segundo mandato a partir de 1º de janeiro de 2021.


 

“Vamos dar continuidade aos avanços de nossa cidade. Será uma nova administração com metas e trabalhos para o povo de Taquaritinga. Peço o empenho de toda equipe, humildade, cordialidade e atenção para com o povo de minha terra. Não tenho dúvidas que entraremos para a história com muito trabalho, dedicação e transformações na vida dos nortetaquaritinguenses”, destacou o Prefeito Lero. 

Dentre as novidades estão Ronaldo Veiga que será o Secretário chefe de Gabinete; José Aloicio (Léo Lima), que assume a Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico; 

José Pereira Coelho, Zeca, que reassumirá a pasta de Agricultura e Cinthia Delise que volta a comandar a Secretária de Ação Social, Desenvolvimento, Trabalho e Juventude. 

Confiram os outros nomes anunciados pelo Prefeito Lero: 


- Ronaldo Veiga de Oliveira

Secretário de Chefia de Gabinete

 

- Eriberto Marculino

Coordenador de Controle Interno

 

- Poliana Santana Andrade

Secretária de Saúde

 

- Maria de Lourdes Malaquias Soares

Secretária de Administração

 

- José Pereira Coelho

Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

 

- Mauro Cristófanes Cordeiro de Holanda

Secretário de Finanças

 

- Marcos Augusto Lopes Leandro

Secretário de Educação, Cultura e Esporte

 

- Damião Oliveira de Souza

Secretário de Obras e Urbanismo

 

- Cinthia Delise Gonçalves

Secretária de Ação Social, Desenvolvimento, Trabalho e Juventude

 

- Alexandre da Silva Mota

Secretário de Gestão Pública

 

- João Batista da Silva Souza

Secretário de Defesa Socail

 

- José Antônio dos Santos

Secretário de Articulação Governamental e Programas Especiais

 

- José Aloicio de Lima Silva

Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.


Assessoria de comunicação

Veículos com final de placa 9 e 0 têm até 31 de dezembro para circular com CRLV 2019

 Com a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, dos veículos com terminação 9 e 0, com limite até 31 de dezembro, começa a corrida pelos boletos de pagamento do tributo para quitar seus débitos. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, disponibiliza as guias de pagamento no site www.detran.pe.gov.br, podendo ser paga nos aplicativos de qualquer instituição bancária.

Já os correntistas do Banco do Brasil – BB, têm uma facilidade maior para o pagamento dos tributos. Em parceria com o DETRAN-PE, o BB está oferecendo um mecanismo que permite realizar o pagamento de forma simplificada através do aplicativo ou dos correspondentes bancários do BB.

O contribuinte que é cliente do BB não precisa entrar no site do Detran para ter acesso ao boleto de pagamento de taxas como IPVA, seguro obrigatório – DPVAT, e multas de trânsito. Todas as informações para pagamento estão disponíveis nos canais do Banco do Brasil. Por isso, o contribuinte pode quitar seu débito através dos terminais de autoatendimento, do aplicativo ou do site do banco.

A funcionalidade só não está disponível nos caixas bancários, pois o foco é o pagamento digital, mas o processo na internet é simples: quando entrar no sistema bancário, o consumidor só precisa acessar o canal de pagamentos sem código de barras e o campo de taxas do Detran. Informando a placa do carro e o CPF ou o CNPJ do proprietário do veículo, é possível ter acesso ao histórico e às pendências que o automóvel tem com o Detran e efetuar o pagamento dessas taxas. Se algum débito estiver em atraso, o sistema ainda calcula automaticamente a multa que precisa ser paga.

O Diretor de Atendimento do DETRAN-PE, Cel. Felipe Nascimento, informa que a entrega do CRLV será feita de forma agendada. O documento só será emitido mediante a quitação das taxas que compõem o Licenciamento, é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2020 no site www.detran.pe.gov.br.  

 

O usuário também vai poder contar com o Detran Itinerante, caminhão que está estacionado nos principais shoppings do Recife, RMR e Caruaru, onde será entregue, por meio de biometria, no sistema drive-thru, o Certificado de Registro e Licenciamento dos Veículos – CRLV. Esse serviço também é feito por meio de agendamento. A emissão do CRLV só será realizada após serem quitadas todas as multas vencidas do veículo.

 

MULTAS

As multas não constam no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

Os acréscimos se baseiam na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.

 

Prazo final para portar o CRLV do exercício anterior (2019)

 

Terminações

Prazo final para portar o CRLV do exercício anterior (2019)

9 e 0

Até 31 dezembro


terça-feira, 29 de dezembro de 2020

SEJA SÓCIO DA ENTIDADE QUE HÁ 34 ANOS TANTO FAZ POR SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


 

Somos uma organização não governamental que presta serviços em saúde à população de Santa Cruz do Capibaribe. Estamos localizados na Rua José Olímpio da Rocha, 47 - Bairro Novo 📍

Santa Cruz do Capibaribe - PE. Estamos na ativa há 34 anos e para mantermos nossos trabalhos precisamos de você. Venha conhecer nosso espaço e se torne um sócio. Para maiores informações pode ligar no ☎️ (81) 3731-2273. 

SAIBA OS REAIS MOTIVOS PELOS QUAIS ROMENYCK NÃO IRÁ MAIS ESTAR NO TIME DE SECRETÁRIOS DO PREFEITO ELEITO FÁBIO ARAGÃO

 ROMENYCK IRIA OCUPAR A PASTA DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA E CONVERSOU COM NOSSA REPORTAGEM. OUÇA:



Confira o calendário de feiras para janeiro de 2021 no Moda Center!

 



Em janeiro de 2021, as feiras no maior centro atacadista do Brasil voltam aos seus dias habituais, segundas e terças, das 6h às 18h.
A primeira feira do ano acontece nos dias 04 e 05, seguindo assim nas semanas seguintes do mês. Confira o calendário, programe-se e venha realizar suas compras!

Gestores do Moda Center recebem prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe para discutir pauta relacionada ao centro atacadista

 


A diretoria e os gerentes do Moda Center Santa Cruz participaram nesta segunda-feira (28) de uma reunião com o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP). Realizado no centro administrativo do empreendimento, o encontro teve como objetivo apresentar e entregar ao novo gestor municipal e sua equipe de secretários uma pauta de questões relacionadas ao centro atacadista e que precisam da participação ativa do poder público para serem resolvidas.

Entre os principais pontos da pauta estavam a reativação do convênio entre o Moda Center e a Secretaria de Mobilidade Urbana para que os agentes de trânsito municipais voltem a atuar dentro do parque em dias de feira; a manutenção do canal pluvial que existe entre o Moda Center e o Calçadão Miguel Arraes; e a busca por mais acessibilidade ao centro de compras por outras vias alternativas à PE-160, visando reduzir diminuir os constantes congestionamentos que tanto atrapalham a chegada de clientes.



Outro ponto discutido foi a necessidade da ampliação do apoio da gestão municipal ao Estilo Moda Pernambuco (EMP), evento promovido pelo Moda Center desde 2016 e que contribui significativamente com a divulgação do potencial empreendedor por parte dos confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe, além do turismo de compras no município.


“A reunião foi muito proveitosa. Pudemos mostrar ao prefeito eleito esses pontos que são muito importantes não somente para quem comercializa aqui no Moda Center, mas para a cidade como um todo. Os palanques foram derrubados desde o resultado nas eleições e agora é arregaçarmos as mangas e trabalhar para o que realmente importa: o crescimento de nossa cidade”, afirmou o síndico José Gomes Filho.

"Estou muito satisfeito com essa reunião importantíssima, que eu queria ter já há algum tempo. Hoje, tive a oportunidade de conversar com o síndico e toda a equipe do Moda Center. Como novo gestor, tenho que ouvir e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de nossa economia. Foi importante alinharmos essas ideias, essas demandas que precisamos trabalhar também com o Calçadão Miguel Arraes. Já marcamos outra reunião e vamos estar juntos debatendo essa cidade”, declarou o prefeito eleito.


Também participaram da reunião o presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Josivan Ramos, e o novo gestor do Calçadão Miguel Arraes, Adriano Baé.



Confira, a seguir, na íntegra, os pontos apresentados ao prefeito eleito Fábio Aragão:

1) Reativação do convênio entre o centro de compras e a secretaria citada para que agentes de trânsito e outros profissionais ligados a Secretaria de Mobilidade Urbana realizem ações de organização e fiscalização do trânsito dentro e fora do parque e para retomada do serviço de guincho dentro do parque, o que minimizaria os problemas com veículos estacionados de forma irregular e que tanto atrapalham o trânsito. 


2) Manutenção urgente do canal pluvial localizado na retaguarda dos setores Amarelo e Branco e que segue até à PE-160. O canal, que é de responsabilidade do Poder Público, apresenta dejetos que causam mau cheiro e desconforto a clientes tanto do Calçadão Miguel Arraes como do Moda Center. 


3) Rotas alternativas que possam ajudar no escoamento do trânsito no interior do parque. Uma das possibilidades seria a abertura do portão da retaguarda do setor Branco para que os carros possam sair e se dirigir aos bairros adjacentes.


4) Não colocação do lixo originado do Calçadão Miguel Arraes no interior do Moda Center, lixo esse que acaba sendo depositado nas margens do canal da retaguarda entre os setores Amarelo e Branco, ficando o centro de compras responsável para o seu recolhimento e depósito no aterro sanitário em Caruaru, o que gera custos para o condomínio.


5) Maior apoio do Poder Público Municipal para realização do Estilo Moda Pernambuco (EMP), evento de moda realizado desde 2016 e que se tornou um dos principais do gênero no país. O EMP coloca em evidência todo o potencial produtor de confecções do município, o que resulta na atração cada vez maior de clientes.


6) Melhoria da acessibilidade ao Moda Center Santa Cruz por outras vias alternativas à PE-160, ajudando assim a diminuir, ou até mesmo eliminar, os constantes congestionamentos que tanto atrapalham a chegada de clientes, especialmente nos períodos de alta temporada.


7) Pavimentação, sinalização e segurança das vias que ligam o Moda Center aos bairros do município.


8) Parceria mais eficiente com a Secretária Municipal de Saúde com objetivo de realizar ações voltadas para clientes, condôminos e colaboradores, em especial as campanhas educativas e de conscientização, além de vacinações entre outras.


9) Reativação do convênio que existia entre Moda Center, Associação de Catadores e Prefeitura.

10) Participação do Moda Center na Comissão de Acompanhamento das Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


11) Inclusão do Museu da Sulanca, instalado ao lado do Centro de Eventos do Moda Center, como local de roteiro turístico do município.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

COMUNICADO À IMPRENSA – CERIMÔNIA DE POSSE DOS ELEITOS

 


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe vem através desta nota comunicar que em virtude das orientações do Poder Judiciário e Ministério Público estará restringindo o acesso público presencial à cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, no dia 1º de janeiro, em atenção às normas de controle da pandemia do novo coronavírus. 

Em face disso, o acesso à imprensa também será restringido e a Câmara terá uma equipe de comunicação disponibilizando a transmissão ao vivo, fotos e informações para a imprensa e o grande público.

Certo da compreensão de todos, o Poder Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe agradece a atenção e reforça seu compromisso no enfrentamento ao novo coronavírus.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Vereador Irmão Val concede entrevista ao Blog do Melqui e fala sobre seu futuro político, disputa de 2022, análise das gestões de Edson Vieira e disputa pela presidência da Câmara de Vereadores

De acordo com o vereador o grupo não o convidou para os assuntos futuros ´´você sabe perdedor não tem vez em relação aos assuntos futuros, em relação a câmara`` disse ele. Sobre as gestões de Edson Vieira ele afirmou ´´o melhor prefeito da história de Santa Cruz do Capibaribe`` afirmou. 

ASSISTA OS TRECHOS DA ENTREVISTA: 










Em entrevista ao Blog do Melqui, vereador Capilé presta contas e fala sobre a presidência da Câmara de Vereadores

 


CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PRESTA CONTAS

 

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Presidente do CONIAPE apresenta balanço das ações de 2020 e planejamento para 2021

 Nesta terça (22) foi realizada, no auditório da FIEPE, em Caruaru, a última assembleia ordinária do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE). Na pauta do dia a prestação de contas e ações administrativas, financeiras e patrimoniais, além da atualização estatutária da entidade.

 


Participaram do encontro o presidente Edson Vieira (Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe), Edilson Tavares (Prefeito de Toritama) Joãozinho Tenório (Prefeito de São Joaquim do Monte), Romero Leal (Prefeito de Vertentes), Ivanildo Mestre (Prefeito de Taquaritinga do Norte), Orlando Silva (Prefeito de Altinho), a deputada estadual Alessandra Vieira, secretários, assessores e representantes de municípios consorciados. 

 

Entre as ações realizadas foram destacadas a distribuição de kits de teste rápido para COVID-19, o aumento de 32% no número de procedimentos em saúde, a realização de mais de 2 mil exames de média complexidade, o atendimento de 21 mil pontos de iluminação pública, habilitação do Consórcio no programa de estruturação de projetos de concessão no setor de saneamento básico – modalidade resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar, junto à Caixa Econômica Federal. No ano de 2020 também foram ofertados aos municípios, cursos de capacitação em parcerias com a Escola de Contas do TCE/PE.

 

Segundo o presidente Edson Vieira, um dos maiores desafios nesses dois mandatos foi a consolidação e o fortalecimento da credibilidade do CONIAPE. “Com muito empenho resgatamos a credibilidade do consórcio, hoje entrego um consórcio bem mais forte do que quando assumi, tanto em relação à sua credibilidade quanto a parte financeira. Saio com a sensação de dever cumprido˜. 

 

No balanço financeiro foi apresentado um caixa de mais de 1 milhão de reais. Outro ponto foi a atualização estatutária, permitindo que todos os municípios com mais de um ano de consórcio possam concorrer à presidência. O estatuto permitia que apenas os cinco municípios fundadores, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Taquaritinga do Norte, Jataúba e Brejo da Madre de Deus, lançassem candidatos a presidente.

 

No planejamento de 2021 foi apresentada a importância da ampliação para novos municípios, atualmente 22 fazem parte, aquisição de uma unidade móvel para realização de exames de imagem, a ampliação do número de atendimentos nos serviços de saúde, otimização dos serviços de iluminação pública, intensificação das ações nos municípios e ampliação da oferta de qualificação para secretários e assessores, iniciar a execução das atividades do plano diretor, além dos projetos de concessão de PPP no setor de saneamento básico, modalidade Resíduos Sólidos Urbanos (Programa da Caixa Econômica Federal), que tem como objetivo promover a gestão sustentável de lixo urbano.

“Focamos em apresentar soluções através de nossos núcleos e os resultados são sentidos nos municípios, tenho certeza que o CONIAPE é um consórcio forte e reconhecido em todo Estado”, pontuou a secretária executiva Priscilla Ferreira.

 

As próximas eleições para a nova diretoria do consórcio devem ocorrer no mês de fevereiro de 2021.


FELIZ NATAL

 Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Que as famílias comemorem esse momento com responsabilidade, com todos os cuidados. Feliz Natal!


Cartão Diogo Moraes.jpeg


Equipe de  Comunicação - Deputado Diogo Moraes