quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Vereador Anderson Correia faz balanço do primeiro ano de mandato

 Com o ano chegando ao fim, o vereador Anderson Correia fez um balanço de com foi o seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Caruaru, e destacou alguns dos principais projetos e proposições em geral que foram se sobressaíram em 2021. Apesar da pandemia, o parlamentar conseguiu atuar bem em várias esferas da política, sobretudo na causa animal, sua principal bandeira.



Ao todo, só neste ano, foram protocoladas 306 matérias, divididas em 3 emendas, 8 ofícios, 34 projetos de lei, 1 projeto de lei complementar, 2 projetos de resolução, 16 projetos de decreto legislativo, 215 requerimentos e 27 indicações. Além disso, como coautor, o parlamentar participou de outras 20 proposições – entre projetos de emenda organizacional, requerimentos e indicações.

No âmbito da causa animal, o vereador conseguiu trazer diversas ideias para implantação de políticas públicas, por meio de audiências públicas com convidados especialistas de renome nacional. Esteve em várias reuniões com com secretarias de órgãos estaduais e federais, participou de eventos nacionais, promoveu eventos e ações de conscientização contra os maus-tratos e abandono animal, nas zonas urbana e rural de Caruaru, além de palestrar sobre o Direito Animal em várias câmaras municipais de todo o Agreste.

Propôs e conseguiu a aprovação da Comissão Permanente dos Direitos dos Animais, colocando a Câmara de Caruaru entre as que fazem parte de um grupo seleto de câmaras no país que tem essa comissão – a qual ele é presidente. Além dessa, o edil também iniciou o mandato presidindo Comissão de Finanças e Orçamento e membro das comissões de Legislação e Redação de Lei e de Ética e Decoro Parlamentar. 

Das várias proposições realizadas no ano, o parlamentar destaca o PL do "Abril Laranja", que já virou lei; as aprovações dos PLs sobre a proibição de realização da colocação de piercings em animais; e do que reconhece os animais não-humanos, cães e gatos, como seres sencientes e habitantes do município; e indicações para a construção do hospital veterinário em Caruaru, na Alepe e ao Governo do Estado.

Fora da causa animal, foram muitas lutas desde o começo do ano para os artistas de Caruaru com o projeto “São João Arretado”, que veio a se tornar o “Bem São João”. A busca busca por soluções para isentar o Central de pagar mais de R$ 100 mil em impostos municipais; indicações para o credenciamento do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) no SUS Estadual e para a conclusão da UTI; a luta no TJPE para que fosse mantida a Primeira Câmara Regional de Caruaru, sediada na Comarca de Caruaru; entre outras proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário