Preocupada com a propagação de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) por conta do aumento das chuvas nos últimos meses, a Secretaria de Saúde está realizando a dispersão de inseticidas, popularmente conhecido como fumacê.
Para auxiliar nessa dispersão, a Secretaria realizou um cronograma com os bairros e datas em que o fumacê passará. Destaca-se que as datas podem ser alteradas de acordo com as chuvas, pois se chover o fumacê não poderá passar.
É importante destacar, de acordo com Kaio Magnum, coordenador de vigilância ambiental, o número de mosquitos não está diretamente relacionado com o número de casos pois “os larvicidas tem vários efeitos no mosquito, pode deixar ele estéril onde não irá mais se reproduzir e nem transmitir, ou deixa sem voar ou sem o bico para picar” complementa Kaio.
O fumacê é uma ação de combate apenas ao mosquito adulto e não a larva. Por isso, recomenda-se que todos os habitantes não se descuidem dos cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos seus quintais.
Além do fumacê, a Secretaria de Saúde já realiza o trabalho focal, que é a aplicação de larvicidas diretamente locais com águas paradas para eliminar possíveis criadouros.
Dados
De acordo com a Vigilância Sanitária, com a atualização da manhã de 23/06, foram confirmados 2 casos de dengue e 11 de chikungunya. E há 100 casos investigados de dengue e 56 de chikungunya.
Cronograma do fumacê
22/06
São Miguel, Nova Morada e São José
23/06
Bela Vista e Santa Tereza
25/06
Cruz Alta e Rio Verde
26/06
São Cristóvão e Centro
30/06
Bairro Novo e Arco Verde
01/07
Vila do Pará e Oscarzão
02/07
Palestina e Malaquias
03/07
Neco Aragão, Gavião e Armando Aleixo
07/07
Jaçanã e Acauã
08/07
Santo Agostinho e Pedra Branca
09/07
Malhada do Meio
10/07
Polis Pacas e Cohab
14/07
Nova Santa Cruz, Dona Lica I e Dona Lica II
15/07
Dona Dom e São Jorge
16/07
Poço Fundo
17/07
Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário