Acompanhando os efeitos das crises sanitária e econômica provocadas pela pandemia e com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios pernambucanos neste momento de retomada, o Senac Pernambuco, por meio da Faculdade Senac, e o Sebrae em Pernambuco lançam nova fase do programa Adapta Comércio. A iniciativa levará consultorias gratuitas e personalizadas para auxiliar na gestão e inovação dos negócios. Nesse novo momento, serão 250 vagas.
O programa é direcionado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Podem participar empreendimentos do interior do estado de Pernambuco dos setores de comércio, serviços e turismo. Para participar, os empreendedores interessados devem preencher o cadastro no formulário disponível no link http://bit.ly/ adaptacomercio. Os gestores do Sebrae entrarão em contato para a confirmação da inscrição, dando início ao programa.
O trabalho será realizado em quatro fases: Diagnóstico, Elaboração do Plano de Ação, Implantação e Monitoramento, totalizando 12 horas. As consultorias acontecerão de forma remota e serão formadas por um time multidisciplinar de consultores e docentes da Faculdade Senac Pernambuco. A metodologia aplicada consiste em quizzes, reuniões, aplicação de vídeos e fluxogramas e checklists para as ações.
Entre os objetivos, estão apoiar o desenvolvimento e continuação das atividades, ajustar práticas na busca por eficiência, estabelecer uma gestão mais competitiva e sugerir melhorias em atendimento, pessoas, logística, finanças, marketing e adaptações ao digital. “O nosso maior objetivo é estar junto dos pequenos negócios de Pernambuco e apoiar esse momento de retomada econômica com inovação e um olhar personalizado sobre as demandas de cada empreendimento”, sublinha Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Empreendedores ganham novo ânimo
A iniciativa já transformou mais de 100 pequenos negócios em Pernambuco, entre eles o Eba Tem Refeições, da empreendedora Joana D’Arc. “Com a consultoria, me senti estimulada. Analisamos o segmento, vi os pontos fortes e fracos do meu negócio, que é alimentação saudável congelada. Iniciei campanhas de divulgação nas redes sociais e passei a ter um contato maior com os clientes, fidelizando e até resgatando antigos e captando novos. O faturamento já aumentou 50% depois que comecei a colocar o que aprendi em prática.", comemora.
Quem também ganhou um novo fôlego para o momento foi o empresário franqueado Thiago Lucena. Com os fechamentos das suas seis lojas de vestuário e calçados durante as quarentenas mais rigorosas, a solução foi inovar. “O nosso consultor sugeriu implantar o que chamamos de ‘provador em domicílio’. Levamos para os clientes, sem taxa de entrega e sem compromisso, as mercadorias que eles desejam provar e tivemos um acréscimo de vendas de 20% a 30% no período”, explica. A consultoria também ajudou na profissionalização de instrumentos de gestão e no acompanhamento de indicadores.
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