terça-feira, 10 de novembro de 2020

Novembro Azul chama atenção para os cuidados preventivos do câncer de Próstata

 Psicóloga Ana Luiza Lacerda explica os motivos do exame do Toque ainda ser tabu para os homens



O câncer de próstata é o segundo no Brasil que mais acomete os homens, de acordo com dados do (INCA) Instituto Nacional do Câncer. Por mais que se fale no assunto e da importância do exame do "Toque" após os 40 anos, boa parte dos homens se recusam em fazer. Conscientizar sobre a doença e chamar atenção para a necessidade de diagnosticar de forma precoce o câncer de próstata é a melhor solução. Esses são os principais objetivos do Novembro Azul. Entre os exames mais indicados para identificação da doença é o de "toque", porém, ainda é visto com receio por grande parte dos homens que precisam se submeter a este procedimento.

Tido como um tabu, a psicóloga Ana Luiza Lacerda, proprietária do "Espaço Luz da Terra Terapias" em Caruaru, no Agreste, explica que o exame se torna uma espécie de bicho de sete cabeças devido muitos homens ainda não compreenderem ou interpretarem o processo de forma negativa. Para auxiliar neste processo a técnica renascimento tem a função de ajudar o paciente “O renascimento é importante não só para o tratamento de câncer, mas também para a prevenção o caminho de restabelecimento físico e emocional. É através do renascimento onde a pessoa não precisará falar muito sobre suas emoções, mas ela estará sendo tratada através da respiração. As vezes os homens não gostam de falar de suas emoções, ou de si. O renascimento é o ideal para tratar sem precisar verbalizar necessariamente os seus conteúdos. Em geral, existe muito preconceito com relação ao exame de toque, pois para muitos, o procedimento atinge a masculinidade. Nesse sentido, é fundamental trabalhar o psicológico das pessoas para que compreendam que é um exame como qualquer outro e o que está em jogo é a saúde”, afirma. 

Ana Luiza, acrescenta ainda que a ciência disponibiliza outros tipos de diagnósticos que contam com o auxílio da tecnologia, para identificar a presença da doença. O mais importante é saber que o câncer de próstata mata muitos homens e a conscientização passa pela busca do diagnóstico precoce, independentemente do tipo de exame a ser submetido, acarretando inclusive nos pacientes ou quem sente os sintomas no desinteresse em procurar um profissional de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário