Estudantes atendidos pelo Programa de Acesso ao Ensino Superior de Pernambuco, conhecido como PE no Campus, poderão ser beneficiados com mais seis meses recebendo a bolsa de estudos oferecida pelo Governo do Estado. A Comissão de Educação da Alepe aprovou, nesta quarta, projeto de lei do Poder Executivo que amplia o prazo de destinação das bolsas a universitários de graduação.
Segundo a justificativa da matéria, o tempo atual, de dois anos, não atende os alunos que estudam em horário integral ou estão comprometidos com atividades extracurriculares.
Também na reunião desta quarta, o Colegiado aprovou o substitutivo ao projeto de resolução, de autoria da deputada Teresa Leitão, do PT, que institui 2021 como o Ano Educador Paulo Freire no âmbito da Alepe. A parlamentar afirmou não ter dúvidas de que Freire foi um dos maiores educadores brasileiros e observou que a proposta traz para a Assembleia Legislativa a coordenação do processo. “Como a Casa do povo, como um poder instituído, é importante que a Assembleia Legislativa dê corpo, através de medidas, de eventos de divulgação, de capilaridade, de visibilidade e deixe algum registro do significado de Paulo Freire para a educação nacional”.
Pela proposta, a Alepe deve criar uma comissão organizadora, até o próximo dia 20 de abril, para definir as formas de homenagear o educador. Esse colegiado será composto por deputados, representantes da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação, membros do Centro Paulo Freire e das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco. As ações devem ocorrer entre setembro de 2020 e setembro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário