A conta de energia elétrica é uma preocupação para a maioria dos empresários brasileiros. Além dos constantes reajustes, as bandeiras tarifárias elevam os custos industriais, aumentando o valor final dos produtos. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que atende 3,7 milhões de unidades consumidoras em Pernambuco, no dia 29 de abril deste ano, o reajuste médio para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, foi de 5,56%. Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, o reajuste médio foi de 3,76%.
Para diminuir esses impactos, algumas empresas da região resolveram investir em consultorias para eficiência energética. O objetivo é alcançar o melhor uso da energia por meio de análises e soluções para os elementos de consumo energéticos de uma empresa, como os motores, iluminação e refrigeração. Em Caruaru, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) dispõe do serviço para empresas que querem reduzir o consumo de energia elétrica e reavaliar a gestão energética da empresa. “Em alguns casos a redução do consumo de energia dos equipamentos é de até 50%. Atualmente, o programa estabelece como meta de referência uma redução de pelo menos 10% da carga alvo (motores, iluminação, refrigeração)”, afirma a diretora interina do SENAI Caruaru, Elisângela Souza.
De acordo com Elisângela, em pouco tempo de consultoria já é possível obter um resultado significativo. “As soluções implementadas têm o objetivo de reduzir o consumo energético por unidade produzida, ou seja, possibilita à empresa produzir mais com menos energia, reduzindo desta forma os custos de produção e aumentando a produtividade industrial, além de propiciar o conhecimento do perfil energético”, destacou. A Viana & Moura Premoldados contou com o serviço de consultoria e já percebe os resultados. “Os valores foram reduzidos significativamente em 20% ou mais”, destacou o supervisor de manutenção da Viana & Moura Pré-moldados, Álvaro Alves.
Além disso, a consultoria ajudou no início de monitoração contínua dos patamares pagos mês a mês e melhor conhecimento dos itens cobrados; na criação de procedimento de inspeção diária na subestação para garantir que o equipamento de correção do fator de potência esteja atuando adequadamente; na sensibilização ao fato de que a economia de energia é dever de todos e, sendo assim, todos se envolvem na busca pela redução do consumo e a elaboração de projetos de melhoria e atualização de equipamentos que visam redução de consumo de energia elétrica, alguns já aplicados pela empresa.
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