Foto: Fox Flash Studio (arquivo) |
Entre os desfiles, três serão conceituais, protagonizados pelas empresas Coleção Têxtil, Nanete Têxtil e pelo próprio Moda Center Santa Cruz. Todos apresentarão para o público uma visão do futuro da moda e o conceito de Moda 4.0.
Um pouco do que será apresentado
A coordenadora de criação e estilo da Coleção Têxtil, Arlete Silva, destacou que sua proposta é trazer o poder de conexão coletiva da moda com ar futurista, falando também sobre os tecidos que estarão presentes nos looks que entrarão na passarela do evento.
“Traremos um grande mix de produtos, desenvolvidos com fios de microfibra e com matéria prima de alta qualidade, tecnologia de proteção com o nosso UV50+ e acabamentos diferenciados, proporcionando conforto, proteção e flexibilidade de uso em vários segmentos”, pontuou.
Por sua vez, Weider Silveiro, estilista da Nanete Têxtil, falou sobre o mix de produtos e as tendências para o Verão 2020 que serão apresentados no seu desfile.
“A coleção de Verão 2020 da Nanete Têxtil evoca a atmosfera dos balneários de luxo espalhados por todo o mundo e traz a leveza e sensualidade da mulher que frequenta esse ambiente, misturando uma vibe tropical colorida e vaporosa com um mood de conforto que privilegia as cores e fibras naturais. Para isso, lançaremos o que temos de mais moderno em malharia no mundo; seja em fibra, seja em construção. O desfile que será apresentado no EMP é a síntese dessa busca incessante pelo novo”, adiantou.
Croqui de uma das peças que estará no desfile da marca |
Já o desfile que será mostrado pelo Moda Center foi criado pelo designer de moda, técnico em confecções do vestuário e consultor em gestão do design e inovação do Senai-PE, Cleber Lima. Ele falou sobre o que o público pode esperar desse desfile, que leva o nome de Neogênese.
“Levarei para a passarela o resultado de uma experiência de co-criação realizada a partir dos três módulos de design disponíveis na coleção: “pensar ao sol”, “viver ao sol” e “celebrar ao sol”. O cruzamento das minhas ideias com os desejos/escolhas do consumidor resultará na sugestão de uma composição dos elementos de um determinado módulo que dará match com o consumidor-autor. O resultado desta experiência de co-criação será apresentado fisicamente na passarela”, revelou.
O EMP 2019 conta com o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, via AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Sebrae, Senai, Agreste Tex 2020, Ceape (Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco), Coleção Têxtil, Etical Etiquetas e Metais, Nanete Têxtil e Matesb Malhas.
TEMA - O Moda Center Santa Cruz escolheu Moda 4.0 como tema do EMP 2019 porque é um conceito derivado de outro que vem ganhando força nos últimos tempos: o da Indústria 4.0. Esta engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, unindo tecnologias físicas e digitais graças ao uso de sensores, automação, internet das coisas (IoT) e compartilhamento na nuvem. Em breve, as fábricas de roupas terão capacidade, por exemplo, de controlar os módulos da produção de forma autônoma.
Entre os benefícios da Moda 4.0 estão o aumento da produtividade, a substituição de processos repetitivos por tecnologias, mais consciência sobre a sustentabilidade com geração de menor impacto ambiental, possibilidade de implantação de processos mais customizáveis, redução de custos e mais segurança.
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