Em reconhecimento ao potencial criativo do Agreste, região onde está localizado o segundo maior polo de confecções do país, o Marco Pernambucano da Moda interioriza sua atuação promovendo a primeira edição do Marco no Agreste. O evento traz para a região uma extensiva programação com palestras, workshops, desfiles e comercialização de marcas locais em uma loja pop-up. A iniciativa acontece de 19 a 22 de março, no Polo Caruaru e no Armazém da Criatividade, e as inscrições estão disponíveis pelo site: marcopemoda.com.br. O valor do investimento para participar de toda programação é de R$ 50.
Durante os quatro dias de evento, o diálogo sobre a moda estará em primeiro plano na região. Será a oportunidade de estudantes, profissionais e demais interessados pelo tema ampliarem seus conhecimentos por meio da abordagem de diversos aspectos relacionados ao setor, que vão desde a criação até a comercialização de peças e produtos. O objetivo do Marco Pernambucano é proporcionar um evento de formação, promoção de vendas e comercialização para o Agreste, incentivando a criatividade e a sustentabilidade como fatores primordiais para a competitividade dos negócios de moda.
Produção de moda e styling para desfile, conceito de marca, planejamento de coleção, figurino, estamparia digital, modelos de negócios de moda, processos e técnicas de desbloqueio criativo e visual merchandising são os temas dos oito workshops que serão oferecidos. As turmas estão sujeitas a lotação, então é importante garantir vaga na capacitação desejada mediante escolha da atividade que acontecerá por e-mail, após a inscrição no site do evento.
Experiência pop-up aberta ao público
Os inscritos e os visitantes poderão conferir a loja pop-up de Moda Pernambucana, espaço montável onde estarão expostos produtos das marcas que compõem a loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, que está situado no Recife. Além disso, haverá exposição de trabalhos dos alunos da faculdade do Senac, do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA) e do Centro Universitário UNIFAVIP | WYDEN Educacional.A loja pop-up funcionará das 09h às 21h, em todos os dias do evento. Na terça-feira, 19, as marcas irão apresentar um desfile, das 19h30 às 21h, mostrando os principais produtos de seus portfólios.
Palestras abordam futuro, tendências e sustentabilidade
Três palestras fazem parte da programação nos dias 20, 21 e 22 de março, a partir das 19h. Na quarta-feira, 20, “O novo papel da moda 2019 - público, design e macrotendências” é o tema da primeira palestra que será ministrada pelo doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mário Queiroz, que, desde a graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, foca suas pesquisas em mídias, comportamento e design. O convidado irá compartilhar sua experiência de designer de moda em grandes empresas de varejo, têxteis e de confecção, diretor criativo da marca que leva seu nome, criador e coordenador do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi e autor dos livros: “Organização de Desfiles” e “Herói Desmascarado, a imagem do homem na moda” e de diversos artigos em publicações nacionais e internacionais.
Na quinta-feira, 21, a supervisora de conteúdo na Use Fashion (plataforma online de moda), Raquel Leão, fará a palestra “Confirmações de tendências: verão 2019/2020”. Ao longo de cinco anos no projeto, Raquel tem treinado seu olhar para identificar produtos e tendências que são mais comerciais para o Brasil. Além disso, a maior parte de suas pesquisas é dedicada aos segmentos de calçados e de vestuário feminino.
A palestra que encerra o evento na sexta-feira, 22, será gratuita. Com o tema: “Repense a moda, repense o mundo”, trará a empresa de comportamento Refazenda que está há quase 30 anos no mercado com um modelo de negócio vanguardista. A marca cria roupas de tecidos naturais sem utilizar água e gerar resíduos. A empresa chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU), por unir sustentabilidade em um negócio economicamente viável, e foi case no Fórum de Recursos Naturais, que é o maior do mundo, realizado na Bélgica. Quem contará essa história no evento será o sócio-diretor da Refazenda, Marcos Queiroz, que irá falar sobre o sentimento de pertencimento ao planeta que a marca desperta nos consumidores, através de produtos sustentáveis e de alto valor agregado.
Os interessados devem se inscrever pelo site marcopemoda.com.br. Ao adquirir o passaporte livre, o participante terá acesso a todas atividades da programação. Os ingressos para as palestras de Mário Queiroz e Raquel Leão podem ser adquiridos separadamente pelo valor de R$ 20 cada.
Marco Pernambucano da Moda
Consolidado como o espaço para quem faz, cria, pensa e respira a moda no Estado, o Marco Pernambucano da Moda é um centro de referência para difusão de técnicas e ferramentas de gestão, inovação, design e empreendedorismo. Um dos projetos do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), disponibiliza serviços e apoio a empresários e profissionais do setor e atua como agente difusor para comercialização das empresas. Está localizado na Rua da Moeda, 46, em um prédio centenário e recentemente restaurado, no histórico Bairro do Recife.
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