terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis são alarmantes em Santa Cruz do Capibaribe

Não é de hoje que o número de pessoas com IST  (infecções sexualmente transmissíveis) na Capital da Moda é alarmante. A questão é que são informações mantidas em sigilo, um tema considerado como tabu que não entra nas rodas de discussões diárias. Uma debate relegado ao esquecimento por medo e receio das autoridades, família e entidades.

Para se ter uma ideia, em 2018 tivemos 1 caso de HIV confirmado para cada 48 exames realizados em homens e 1 caso de HIV confirmado para cada 240 exames realizados com mulheres.

Quando o assunto é sífilis os números foram MAIS ALARMANTES AINDA. Em média 1 caso confirmado para cada 11 homens e 1 caso confirmado para cada 26 mulheres.


CONFIRAM OS NÚMEROS CONSTATADOS PELO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO/ SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO:

HIV: é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.  As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

SÍFILIS: É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário