sábado, 27 de fevereiro de 2021

Diogo Moraes solicita ações conjuntas da Alepe e Governo de Pernambuco para promoção da Saúde Mental

 O deputado estadual Diogo Moraes realizou pronunciamento na Sessão Plenária Virtual da Alepe, nesta quinta-feira (25), sobre Saúde Mental, os desafios e perspectivas da atualidade. O parlamentar aproveitou o pronunciamento para pedir que a Alepe contribua na elaboração de publicações e outros materiais para alertar à população quanto às doenças mentais, em especial depressão e ansiedade. Neste sentido, o parlamentar deu entrada em requerimento oficializando este pleito à Casa Legislativa.



O deputado fez um pedido também ao Poder Executivo para que divulgue nas escolas, hospitais e demais centros de atendimento ao público, materiais informativos sobre o tema, podendo utilizar como referência o material a ser elaborado por este Poder Legislativo. “Daremos também entrada em Projeto de Resolução para que a Assembleia Legislativa de Pernambuco promova – com a participação dos Órgãos Executivos competentes e da Sociedade Civil Organizada – seminários, audiências públicas e encontros alusivos ao Mês Estadual “Janeiro Branco”, dedicado à conscientização e à mobilização em favor da saúde mental”, comunicou o parlamentar.

Durante o discurso, o parlamentar pontuou que por muito tempo, a ciência médica, e a sociedade em geral, deram enfoque somente às denominadas doenças orgânicas, que afetam exclusivamente a saúde física. “Como resultado, desenvolveu-se um grande estigma em relação às doenças mentais. Até um passado relativamente recente, como as senhoras e os senhores devem lembrar, os indivíduos com transtornos mentais severos eram simplesmente expulsos do convívio social e inseridos nos denominados manicômios”, disse.

Para o deputado, tratava-se de um modelo ineficiente, cronificante e desumano, que nem melhorava o quadro clínico dos pacientes, nem contribuía para sua reinserção no convívio familiar ou social. “Além disso, eram frequentes as violações a direitos humanos básicos, em um modelo assistencial essencialmente punitivo. Com a reforma psiquiátrica, cujo marco repousa na Lei Federal nº 10.216/2001, houve a adoção do modelo de atendimento psiquiátrico comunitário no Brasil”, disse Moraes.

Segundo Moraes, basta ler a Política Nacional de Saúde Mental, para verificar que o atual modelo não significou o fim do internamento hospitalar quando necessário, mas priorizou as denominadas formas alternativas de assistência. Ainda em seu pronunciamento, o deputado reforçou seu posicionamento em busca de fortalecer esse modelo assistencial, de cuidado integral ao indivíduo com problemas mentais. “Diversos outros problemas relacionados à saúde mental também merecem nossa atenção, tais como ansiedade e depressão. Estima-se que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, taxa bem acima da média global de 4,4%”, informou aos membros da Casa. Isso coloca o Brasil na segunda posição no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, comparou o deputado.

O cenário é ainda mais delicado entre os jovens de 10 a 19 anos. De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o número de suicídios nesse grupo cresceu 24% na última década. “Como sabemos, muitos desses óbitos estão justamente associados às doenças mentais. Com o surgimento da Covid-19 e do consequente isolamento social tão necessário, especialistas já falam em outra epidemia: a da depressão. De acordo com estudo promovido pela universidade de São Paulo (USP), a Covid-19 tem se mostrado um evento traumático para muitas pessoas, levando a um aumento exponencial dos casos de depressão, fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataque de pânico”, detalhou o deputado.

Emenda da deputada estadual Alessandra Vieira contempla a população de Brejo da Madre de Deus

As emendas impositivas da deputada estadual e presidente estadual do PSDB-PE, Alessandra Vieira, continuam chegando aos municípios contemplados. Nesta última semana de fevereiro, o Fundo Municipal de Saúde de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado, recebeu a ordem bancária no valor de mais de R$ 153 mil, referente a emenda parlamentar nº 626/2019, autorizando a aquisição de um veículo Van para servir aos pacientes do distrito de São Domingos que fazem Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


O direcionamento dessa emenda é mais uma das ações desenvolvida pela parlamentar em prol da população de Brejo. “Recebi essa semana a notícia de que o dinheiro da emenda já estava disponível na conta do Fundo Municipal de Saúde de Brejo. Mais uma demonstração de que continuo trabalhando na busca de recursos e melhorias para a população local,” conta a parlamentar.



Foto: Daniel Bruno

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Fábio Aragão cria Comissão Anticorrupção

 Na tarde desta quinta-feira (25), aconteceu a primeira reunião com os integrantes da Comissão Anticorrupção de Santa Cruz do Capibaribe. Estavam presentes o prefeito do município Fábio Aragão, o procurador Neydson Eduardo, o controlador Rodrigo Aragão, o secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas Carlos Alberto e os representantes de 7 entidades da cidade, Melqui Lima da Imprensa, Tallis e Neto do Moda Center, Aurimendes Ferreira da Ascap e da Igreja Evangélica, Rosimauro da CDL, Clécia Lira da Igreja Católica, e Dr. Gilmar Cordeiro da OAB. A representante da oposição Jessyca Cavalcante, não esteve presente.



Esse primeiro encontro foi realizado com o intuito de explicar aos integrantes o objetivo da comissão, além de decidir entre eles, as ferramentas utilizadas para a fiscalização no município. Entre as medidas apontadas por eles estão a criação de um plano de ação, a ampla divulgação dos processos licitatórios de Santa Cruz e a atualização constante do Portal da Transparência.

Ainda na reunião, ficou decidido unanimemente pelos integrantes da comissão, a eleição do presidente e secretário. Os nomes escolhidos foram o de Rodrigo Aragão para presidente e Tallis, representante do Moda Center, para secretário. Um novo encontro ficou marcado para o dia 24 de março.

“Fiquei muito feliz com esse primeiro encontro do Comissão Anticorrupção. Conversamos bastante e já decidimos algumas medidas importantes na fiscalização. Tenho certeza que será um marco em nossa cidade e iremos mostrar a população que seremos a gestão mais transparente e honesta da história de Santa Cruz. Entramos na prefeitura com esse intuito e vamos honrar com isso. Um próximo encontro ficou marcado já para o próximo mês”, disse Fábio Aragão.










A comissão 
A comissão foi criada com o intuito de reunir representantes das entidades de Santa Cruz do Capibaribe para buscar medidas eficazes na fiscalização e na transparência das contas do município. Foram enviados convites para o Moda Center, Ascap, CDL, OAB, Igrejas Católicas e Evangélicas, Imprensa, PSDB, Ascont e para o Allan Carneiro. Esses dois últimos não responderam e não aceitaram o convite, respectivamente.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Diogo Moraes solicita implantação de Central de Oportunidades em Sertânia

 Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Diogo Moraes, vice-líder do Governo na Alepe, se reuniu com o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Alberes Lopes, e o Secretário de Desenvolvimento Social de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira, na sede do Órgão, no Recife. Na ocasião, foi solicitada a implantação de uma Central de Oportunidades do município Sertanejo.


“A Central de Oportunidades reúne os principais serviços da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, auxiliando no desenvolvimento do município de Sertânia, promovendo a inserção ou reinserção da população do município no mercado de trabalho”, afirmou Diogo Moraes. No mesmo dia, o deputado esteve reunido na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), com o diretor-presidente Roberto Abreu, articulando projetos e ações para expansão do Polo de Confecções de Pernambuco até o Sertão do Estado.





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⏰ FUNCIONAMOS DE QUARTA-FEIRA ATÉ SEGUNDA.

Caruaru Shopping estará funcionando em horário especial a partir desta sexta (26)

 A medida, que é preventiva e temporária, segue as recomendações do Governo do Estado no combate à Covid-19


O Caruaru Shopping, prezando sempre pelo bem-estar dos clientes e de todas as pessoas que trabalham no centro de compras, bem como seguindo as recomendações do Governo do Estado, diante do quadro da pandemia da Covid-19, estará funcionando com horário especial, a partir desta sexta-feira (26), até o dia 10 de março.


Nos dias 26 de fevereiro, 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e 10 de março, que correspondem da segunda a sexta-feira, as lojas, quiosques, lazer e serviços estarão abertos das 8h às 20h. Nos sábados, 27 de fevereiro e 6 (feriado da Revolução Pernambucana), o horário de funcionamento será das 8h às 17h. Já nos domingos, 28 de fevereiro e 7 de março, a abertura acontecerá das 9h às 17h.

A Praça de Alimentação, de segunda a sexta, funcionará das 11h às 20h. Nos sábados, das 11h às 17h, bem como nos domingos, das 11h às 17h.  

A academia, de segunda a sexta, estará aberta das 6h às 20h. Nos sábados, das 8h às 17h, e, nos domingos, das 9h às 15h.

Já o Hipermercado funcionará todos os dias, das 7h às 22h, e o cinema conforme horário de sessão, respeitando o decreto governamental.

O gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembra que essa é uma medida preventiva e temporária.  “O horário de funcionamento pode ser revisto a qualquer momento”, adiantou.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Diogo Moraes articula iniciativas para desenvolvimento econômico e agrário do Agreste pernambucano

 Nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Diogo Moraes, representante do Polo de Confecções do Agreste na Alepe, participou de reuniões com objetivo de levar ações para o desenvolvimento econômico e agrário para o Agreste e Sertão do Estado. As articulações ocorreram no Banco do Nordeste, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).


Em visita de cortesia ao Superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida, na sede do banco, no bairro da Boa Vista, no Recife, Diogo defendeu o fortalecimento dos serviços do Banco aos produtores do interior. “Falamos sobre a importância de fortalecer os laços com os pequenos produtores. Vamos trabalhar para ampliar o conhecimento sobre o serviço dessa instituição e que as prefeituras e Câmaras estejam mais próximas do BNB que é genuinamente Nordestino, trabalhando para o desenvolvimento dos pequenos e micros empreendedores”, afirmou Moraes.  

Ainda na agenda do dia, o vice-líder do Governo na Alepe esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para uma reunião com o secretário Claudiano Martins Filho e o presidente do IPA, Kaio Maniçoba. “Levei mais demandas de municípios do Agreste e Sertão do Estado, entre elas, pleitos para apoiar os pequenos produtores rurais, como o calendário de distribuição de sementes no Agreste. Além disso, também conversamos com o diretor-presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima sobre o Matadouro Público de Santa Cruz do Capibaribe”, explicou Diogo Moraes.


O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, aliado do deputado, também esteve presente na reunião. “Luciano esteve conosco hoje levando reivindicações da cidade que coletamos juntos na circulada que fiz no Sertão no último final de semana. Todas as instituições sempre muito parceiras, atendendo nossos pleitos, ajudando a melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores do campo”, comemorou o parlamentar.

Gás Natural para o Agreste - Na tarde da terça-feira (23), o deputado esteve em reunião com o diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), André Campos. “Conversamos sobre um projeto para levar as tubulações de gás para o Polo de Confecções do Agreste. Uma iniciativa que vai levar economia e mais segurança aos consumidores, sejam de residências ou estabelecimentos comerciais. É economia para a população e ainda fortalecimento para a empresa pernambucana. Demos entrada hoje em um requerimento ao Governo e a Copergás, na Alepe, pedindo que seja feita a expansão do gasoduto ramal Caruaru - Pesqueira - Toritama para viabilização da rede de distribuição de gás natural para indústria, comércio e residências de todo o Agreste Setentrional”, informou Moraes.






quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

NOTA CONJUNTA SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS FEIRAS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Seguindo o compromisso com a Saúde Pública e obedecendo ao Decreto Estadual que determina que o comércio funcione entre 5h e 20h de segunda à sexta-feira e das 5h às 17h nos próximos dois finais de semana, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com a administração do Moda Center Santa Cruz e do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, informa que, durante o vigor do decreto, os horários das feiras no município serão ajustados para se adaptar às novas regras de enfrentamento à Covid-19 no Estado de Pernambuco. 

Aos sábados, o Moda Center Santa Cruz e o Calçadão Miguel Arraes de Alencar estarão abertos das 5h às 17h apenas para arrumação de boxes, quiosques e lojas.

Aos domingos, o acesso ao Moda Center será permitido apenas ao estacionamento frontal e aos hotéis, bem como para a entrega de refeições solicitadas por delivery nos hotéis e no estacionamento.

Entre domingo e segunda, o acesso à área coberta (boxes, quiosques e lojas) deixa de ser permitido à meia-noite (como era anteriormente), ficando permitida a entrada somente a partir das 5h da manhã até às 20h para a realização da feira.

É importante que todos se engajem nessa luta e respeitem as determinações sanitárias, como o uso de máscara de proteção, a higienização das mãos e o distanciamento social, assim como os horários estabelecidos no novo decreto estadual, para que os índices de casos da Covid-19 possam regredir na nossa região.

Dessa forma, mais vidas serão preservadas e nossa economia não será prejudicada com um novo fechamento do Moda Center e Calçadão Miguel Arraes.


Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Moda Center Santa Cruz
Calçadão Miguel Arraes de Alencar

Prefeitura e Moda Center realizam encontro para implantação de Plano de Contenção ao COVID-19 em Santa Cruz

 Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou encontros com todo o seu secretariado e com a diretoria da Moda Center para elaboração de um Plano de Contenção ao COVID-19, no município. Na ocasião, foram discutidas as medidas divulgadas pelo Governo do Estado, além de fortificação na fiscalização dos comércios e locais públicos durante o horário de funcionamento.


Conforme decreto do Governo Estadual, a partir desta Sexta (26), atividades comerciais e sociais estarão proibidas entre às 20h e 05h, funcionando apenas estabelecimentos essenciais. Nos finais de semana, essas atividades funcionarão das 05h até as 17h. A Prefeitura e o Moda Center divulgarão em breve os novos horários de funcionamento do Calçadão Miguel Arraes, do Moda Center, além da Central de Feiras e da Feira de Gado. As medidas restritivas ficarão em vigor até o dia 10 de março.


O prefeito Fábio Aragão ressaltou a importância da população aderir às medidas protetivas para que não seja necessário regras mais restritivas. “Estamos vivenciando uma segunda onda do Covid-19 e é necessário que a população tome consciência e respeite os protocolos sanitários. Nossa maior preocupação é com a vida do povo e com a sobrevivência da nossa economia. Por isso, estamos com um plano de ação para o enfrentamento ao Covid e essa colaboração é de extrema importância para que não seja necessário medidas mais duras. É importante que a população tome consciência que estamos seguindo esse decreto para que evitar o fechamento do comércio e do Moda Center e Calçadão Miguel Arraes. O Covid-19 ainda não acabou e precisamos tomar cuidados. Contamos com a colaboração de todos”, disse

Mais 82 mil doses de vacina chegam a Pernambuco e serão destinadas aos idosos

 Mais 82 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Pernambuco na manhã desta quarta-feira (24.02). O imunizante é da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, na Índia. Com isso, sobe para 593.560 o número de doses já recebidas pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) desde o dia 18 de janeiro. O novo lote vai ampliar a vacinação, garantindo a primeira dose da vacina para idosos entre 80 e 84 anos de todos os municípios do Estado.

 


O governador Paulo Câmara ressaltou a importância desse novo lote, sobretudo diante da curva de aceleração da doença no Brasil. “Para se ter uma ideia da importância de vacinarmos todos os idosos com mais de 80 anos, 20% dos nossos leitos de UTI estão ocupados por pessoas dessa faixa etária. Nosso esquema de logística já está em ação e, a partir de amanhã, todos os 184 municípios já poderão vacinar esse novo grupo”, afirmou Paulo Câmara, acrescentando que a velocidade da vacinação no País ainda está muito aquém do necessário. “Mas estamos redobrando nossos esforços de distribuição e ajustando a divisão por cidade, para ampliar ao máximo o número de beneficiados”, completou.

 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a destinação desse lote do imunizante ao grupo de idosos já estava pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana. “Alguns municípios já iniciaram as ações nessa faixa etária e poderão concluir. Ou, se já tiverem finalizado, podem ampliar para outras faixas etárias de idosos, seguindo a ordem de prioridades repassada pelo Ministério da Saúde”, detalhou Longo.

 

Nas quatro entregas anteriores, o Estado recebeu do Ministério da Saúde mais de 511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da Sinovac/Butantan, utilizadas para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose, e o órgão federal informou que encaminhará a segunda dose posteriormente. Com as unidades recebidas, já é possível atender 60% dos trabalhadores de saúde e 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que vivem em abrigos e população indígena em ambas as doses, além de 100% dos idosos a partir dos 85 anos com a primeira dose.

 

“Os municípios pernambucanos têm avançado em suas ações de acordo com a disponibilidade de doses que estão chegando do Ministério da Saúde. Nas nossas reuniões da CIB, temos destacado sempre a importância do planejamento das atividades para otimizar o uso da vacina e evitar perdas, podendo beneficiar todos os que estão inclusos nos grupos prioritários que já estão sendo atendidos na campanha”, frisou André Longo. Segundo o secretário, há a previsão de chegada, em breve, de mais uma remessa de doses da Sinovac/Butantan, e o Governo do Estado espera que o Ministério da Saúde envie um cronograma com mais datas de entrega, para que sejam planejadas as próximas ações junto com os gestores municipais.

 

DOSES APLICADAS – De acordo com o balanço epidemiológico divulgado nesta terça-feira (23.02), Pernambuco já aplicou 354.132 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 268.846 foram primeiras doses. Ao todo, a primeira dose foi aplicada em 145.116 trabalhadores de saúde; 23.841 indígenas aldeados; 5.587 idosos em Instituições de Longa Permanência; 19.884 idosos entre 80 e 84 anos; 73.682 idosos a partir dos 85 anos, além de 736 pessoas com deficiência abrigadas em instituições. Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 60.703 trabalhadores de saúde; 21.007 povos indígenas aldeados; 3.452 idosos em instituições e 124 pessoas com deficiência em abrigos, totalizando 85.286 pessoas que finalizaram o esquema de vacinação.

 

Foto: Aluísio Moreira/SEI

Representantes de Santa Cruz realizam visita ao Matadouro Público de Cupira


Nesta terça-feira (23), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma visita ao Matadouro Público do município de Cupira. Foi vistoriada toda a estrutura do local, considerado um modelo em todo o Estado e servirá de parâmetro para implementação de reformas no matadouro de Santa Cruz.

O secretário Marcelo Cumaru destacou a parceria, reiterando que a visita trará benefícios para Santa Cruz. “Estamos analisando toda a estrutura, que servirá como padrão para as reformas que precisamos realizar em nosso município. Assim, quando reativado, o matadouro público terá a qualidade e a limpeza que o povo de Santa Cruz merece.”

A equipe segue cumprindo todas as etapas para que o matadouro volte a funcionar de acordo com as recomendações da Justiça e dos órgãos de fiscalização.

4ª leilão on-line do DETRAN-PE em 2021 irá disponibilizar 620 veículos

 Com objetivo de inserir o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, na agenda ambiental ao colaborarem para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas, o Órgão de trânsito, cumprindo todas as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, realiza na sexta-feira (26), às 9h, o 4º Leilão de veículos apreendidos pelo Órgão, que acontecerá de forma virtual pelo site da empresa Coliseum Leilões www.coliseumleiloes.com.br.

 


Interessados em adquirir um veículo conservado ou em estado de sucata, já podem se programar. Serão 620 veículos, entre carros e motos, com lances cujo valor mínimo gira em torno de R$ 100,00, e o edital de descrição contendo as especificações e condições da participação do leilão está disponível no site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br e da Coliseum Leilões www.coliseumleiloes.com.br.

 

O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

 

O DETRAN-PE cumpre o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum, www.coliseumleiloes.com.br.

Anderson Correia ministra palestra sobre Direito Animal na Câmara de Vereadores de Cupira

 Considerado uma referência em palestras sobre a causa animal no interior de Pernambuco, o vereador Anderson Correia (PP) esteve nesta quarta-feira (24), em Cupira, palestrando sobre o “Direito e Proteção Animal”, na Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa foi de protetores e pessoas ligadas à causa animalista da cidade, com o objetivo de compreender, de forma fundamentada, sobre o tema.



“Foi mais um momento democrático em prol da causa animalista, onde trazemos um conteúdo que abrange o Direito Animal, com Leis que devem ser cumpridas e beneficiam todos os animais, além de qualificar os protetores, que são fieis escudeiros e anjos para nossos bichos aqui na terra”, destacou o edil.

O também advogado animalista aproveitou a oportunidade para agradecer o espaço tão importante para o debate do Direito Animal e encorajar a outras cidades a fazerem o mesmo.

“Nossos agradecimentos a todos que se dispuseram a fazer este momento acontecer, com essa palestra. Nossa gratidão a cada pessoa envolvida e aos protetores, além da Ana Paula e o Vinícius Lessa, que se empenharam e nos fizeram o convite. Que possamos ver mais eventos como este em todas cidades do interior do nosso Estado, com pessoas que amem e lutem por aqueles não tem vez e voz”, completou Correia.

SÃO 12 VAGAS DE EMPREGO PARA AMANHÃ (25/02) EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

VAGAS DE EMPREGO PARA O DIA 25/02/2021 EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 



Agência do Trabalho - Santa Cruz do Capibaribe

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Sta Cruz do Capibaribe / PE CEP: 55192-000

Telefone: (81) 3759-8236

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe acaba de divulgar a atualização semanal do Covid-19 no município

DO FACEBOOK DA GESTÃO MUNICIPAL

Os números dessa semana referentes ao Covid-19 são preocupantes. O município teve um aumento de 92 casos confirmados e mais três óbitos em decorrência do novo coronavírus. 102 casos estão em investigação.

Esses dados reforçam, mais do que nunca, a necessidade de se seguir todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de Saúde. Usem máscara, higienizem as mãos constantemente e mantenham o distanciamento social, essa luta é todos! Paralelo a essas medidas a prefeitura definiu um plano extenso de ações para o enfrentamento ao Covid-19.

As ações vão desde a distribuição de máscaras nos próximos dias, até a maior fiscalização do cumprimento das normas sanitárias na cidade.





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Equipes das unidades básicas de saúde de Santa Cruz do Capibaribe recebem primeira dose de vacina contra Covid-19

Dando prosseguimento ao calendário de vacinação contra o coronavírus em Santa Cruz do Capibaribe, as equipes dos postos de saúde começaram a receber na manhã dessa quarta-feira (24) a primeira dose para imunização contra o vírus.

Vale ressaltar que enfermeiros e técnicos de enfermagem já haviam sido vacinados e, portanto chegou a vez dos recepcionistas, agentes comunitários de saúde, vigias e auxiliares de serviços gerais.

´´A vacina contra o Covid-19 é segura e salva vidas. Trabalho com a prevenção e promoção da saúde e sei que meu exemplo torna-se cada vez mais motivador para todos da minha comunidade`` afirmou  José Paulo de Souza (Foto)  que é agente comunitário de saúde, lotado na UBS Neco Aragão.

Paralelo a isso continua a vacinação do grupo de pessoas acima de 85 anos. Basta procurar um posto de saúde próximo da sua casa com um documento de identificação do idoso acima de 85 anos e o CPF ou Cartão do SUS, ou entrar em contato com o Alô Vacina no (81) 98932-2182 e realizar o agendamento. A vacinação para esse grupo acontecerá na próxima sexta-feira (26) na própria residência do idoso.

Vale ressaltar ainda que agentes funerários, coveiros e outros profissionais, que realizam o serviço de manuseio de cadáver confirmado ou suspeito da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), devem enviar sua documentação para a Secretaria de Saúde para que posteriormente ocorra aa convocação para a vacinação.

Documentos necessários para o cadastro:

- Identidade, CPF e comprovante de vínculo profissional com a funerária responsável pelo envio das informações.

Por fim, recebemos ainda informações da Gestão Municipal que a rede privada de saúde (que conta com clínicas, laboratórios e profissionais liberais), que já realizou cadastro prévio para receber a primeira dose da vacina, já está recebendo o comunicado oficial para que seja realizada a vacinação dentro de poucos dias.

Foto 1: Rícia Diniz (agente comunitário de saúde, lotado na UBS Neco Aragão)

Foto 2: José Paulo de Souza (agente comunitário de saúde, lotado na UBS Neco Aragão)