quarta-feira, 31 de julho de 2019

UNINASSAU conquista 1º lugar no prêmio JC Recall de Marcas

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, que faz parte do grupo Ser Educacional, conquistou pela 11º vez o Prêmio JC Recall de Marcas. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (25) e contou com a participação de grandes empresários pernambucanos, profissionais de marketing e agências de publicidade. 
A premiação, que acontece há 21 anos, é resultado da parceria entre o Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado e o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O objetivo do Prêmio é prestigiar as marcas mais lembradas pelos pernambucanos.  Este ano, a pesquisa foi realizada com moradores de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, 500 pessoas foram entrevistadas para apontar as empresas mais lembradas em 60 categorias em diversos setores, como educação, saúde e alimentação. 
O diretor-presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Jânyo Diniz, ressalta que o compromisso da Instituição vai além de preparar seus discentes para o mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes por vencermos novamente o Recall de Marcas. Estamos sempre nos diversificando, investindo em novas tecnologias, nos preocupando com o contexto social e, continuamente, trabalhando para o desenvolvimento socioeconômico do país”, destaca. 
A UNINASSAU foi a vencedora na categoria Instituição de Ensino Superior Privada, acumulando o seu décimo primeiro prêmio no Recall de Marcas.

OAB Caruaru terá programação especial no mês do advogado

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto e, para celebrar a data, a OAB Caruaru, através da Diretoria e Comissões Temáticas, está preparando uma programação especial para os advogados das 16 cidades que compõem a Subseccional.

As comemorações já se iniciam amanhã, dia 1º de agosto, com a solenidade de aposição da foto de Felipe Sampaio na galeria dos ex-presidentes, na sede da OAB Caruaru. Sampaio presidiu a Subseção no último triênio (2016/2018), o ato tem início às 19h.

A programação segue durante todo o mês com cursos, palestras, encontros, workshops, caminhadas, campeonatos, congressos, etc. Entre as atividades, há eventos gratuitos e pagos, que têm o objetivo de alcançar diversos profissionais da área do Direito. A programação completa será divulgada nas redes sociais oficiais da OAB Caruaru: Instagam @oabcaruaru e Facebook /oabcaruaru.

Pernambuco alcança equilíbrio entre número de vagas e população do sistema socioeducativo

Pernambuco entrou no rol de estados em situação de equilíbrio entre o número de vagas e a população do sistema socioeducativo. A taxa de ocupação das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) chegou, na terça-feira (30), a 99%, com 817 vagas de internação para 809 socioeducandos. Esse resultado foi possível graças ao esforço conjunto do Poder Executivo, do Judiciário, do Ministério Público (MPPE) e da Defensoria Pública (DPPE) estaduais, que formaram um grupo de trabalho e, desde junho, estão envolvidos em mutirões para a análise dos processos de adolescentes e jovens em conflito com a lei. As sessões, chamadas de audiências concentradas, deram celeridade à reavaliação de casos, viabilizando substituições, suspensões e extinções de medidas de internação. Outra parcela de socioeducandos permaneceu na Funase mesmo após as avaliações de relatórios.



Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira (31), em entrevista coletiva promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na ocasião, foi explicado que os juízes devem reavaliar a situação de um socioeducando em períodos de até seis meses, com apoio de promotores de Justiça e de defensores públicos, independentemente da realização de mutirões. Desde 2016, contudo, o Judiciário pernambucano já promove audiências concentradas para garantir maior rapidez na análise dos processos. Em 7 de junho de 2019, mais um avanço: esses mutirões deixaram de ser uma recomendação e passaram a ser obrigatórios a todas as Varas Regionais da Infância e Juventude do Estado, a partir de um provimento do Conselho da Magistratura do TJPE.

Para substituições, suspensões ou extinções de medidas socioeducativas, são considerados critérios como a natureza do ato infracional cometido, se houve reincidência, o bom comportamento do adolescente, a participação dele em atividades pedagógicas, entre outros itens. Um socioeducando internado, por exemplo, pode ter a medida mantida ou convertida em semiliberdade, o que ainda o deixa sob responsabilidade da Funase. Outra decisão possível pode ser seu encaminhamento para os regimes de liberdade assistida e/ou de prestação de serviços à comunidade, que são medidas em meio aberto e executadas pelos municípios, sem ingerência da Funase. Por fim, também pode ocorrer a extinção da medida socioeducativa cumprida pelo jovem.

Mesmo quando não ocorre em regime de mutirão, a análise de processos de socioeducandos leva em conta relatórios produzidos por psicológicos, pedagogos, assistentes sociais e advogados. Esses servidores, em sua maior parte, concursados da Funase, têm sua atividade regida pelos preceitos éticos de seus conselhos profissionais, assegurando a emissão de pareceres com rigor técnico e de forma independente. A decisão final é dos juízes, após manifestações de promotores de Justiça e defensores públicos, o que garante várias instâncias de avaliação e, inclusive, a possibilidade de entendimentos diferentes dos indicados nos relatórios.

PRÓXIMAS AÇÕES – A Funase está se articulando para possibilitar que os socioeducandos que saíram da instituição nas audiências recentes tenham condições de seguir projetos de vida longe da criminalidade. A instituição está em tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), à qual é vinculada, para agilizar a busca ativa dos egressos para inclusão em programas como Vida Aprendiz e Novas Oportunidades, que ofertam, entre outras ações, cursos profissionalizantes e a inserção em vagas do Jovem Aprendiz. A adesão deles é voluntária. Também há articulações com a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

“Já adotamos, normalmente, ações como essas para outros egressos, mas estamos intensificando as articulações com foco nos jovens liberados recentemente. O objetivo é evitar que esses socioeducandos e socioeducandas reincidam em atos infracionais”, explicou a presidente da Funase, Nadja Alencar, que esteve presente à entrevista coletiva. “O que foi feito em Pernambuco teve muita seriedade e competência. Mostra a importância de um trabalho em rede”, completou o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, destacando ações futuras para a manutenção do equilíbrio.

Outra frente de ação será o monitoramento de informações. A Funase já contabiliza, anualmente, os índices de reincidência a partir de números de adolescentes que regressam ao sistema socioeducativo. Agora, esse acompanhamento será feito especificamente com os jovens beneficiados pelas audiências concentradas promovidas pelo Judiciário desde junho deste ano. A Funase também já elaborou, de forma conjunta com o Judiciário, o MPPE, a DPPE e entidades da sociedade civil organizada, uma proposta de Gestão de Vagas do Sistema Socioeducativo, que permitirá o encaminhamento eficiente e equilibrado de adolescentes em conflito com a lei para as unidades socioeducativas do Estado. O documento está em fase de avaliação por técnicos da Secretaria da Casa Civil.

NOVAS UNIDADES – O Governo de Pernambuco pretende entregar, até dezembro, os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Recife, com 90 vagas, e Guararapes, em Jaboatão, também com 90 vagas. O primeiro já está pronto e em fase de licitação de equipamentos para seu funcionamento, e o segundo tem mais de 90% da construção concluída. Ambos serão voltados à internação de adolescentes do sexo masculino. Com isso, até o fim de 2019, Pernambuco terá 997 vagas de internação. Em janeiro deste ano, uma terceira unidade – o Case Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, com 72 vagas –, já havia começado a funcionar.

STF – A criação do grupo de trabalho e a intensificação da revisão de processos de socioeducandos ocorreram em cumprimento a uma liminar do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 23 de maio deste ano, determinou ao Rio de Janeiro, à Bahia, ao Ceará e a Pernambuco a adoção de medidas para o equilíbrio entre o número de vagas do sistema socioeducativo e o quantitativo de adolescentes atendidos. Segundo a decisão, as unidades de internação não poderiam ter ocupação maior que 119% de sua capacidade. Com a taxa atual de 99%, portanto, Pernambuco já está bem abaixo do limite estipulado e cumprindo a determinação.


Imagens: Divulgação/Funase

Reeducandos do regime aberto reforçam limpeza no Autódromo de Caruaru para o Campeonato Norte e Nordeste de Marcas e Piloto

A limpeza do autódromo internacional Ayrton Senna, em Caruaru, recebe um reforço das mãos de reeducandos para o Campeonato Norte e Nordeste de Marcas e Piloto, que será realizado neste fim de semana .  No local, os apenados realizam serviços de capinação e serviços gerais nas pistas de automóvel, que tem três quilômetros e 180 metros de comprimento, na de moto, e na pista de motocross em construção.
O trabalho é possível graças ao convênio entre o Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com a prefeitura, que já mantém em ocupação atualmente 130 reeducandos do regime aberto.

Para o diretor do autódromo, Amon Dantas, os reeducandos não dispensam trabalho. “Sempre temos eventos aqui, neste final de semana tem o Norte e Nordeste de Marcas; no dia 18 de agosto, tem outra competição, e essa equipe se dedica muito na limpeza das pistas. Se pudéssemos ampliar o número de reeducandos, seria interessante”.
O convênio com a prefeitura de Caruaru, também conta com apenados na zeladoria de outros equipamentos culturais, como:  museus do Vitalino, do Barro e do Galdino, Memorial da Cidade, Casa da Cultura e em três centros de atendimento ao turista. Eles se dedicam a capinação, limpeza e serviços gerais, como por exemplo, trabalhos de hidráulica.
“O trabalho que eles desenvolvem é importante para a cidade e também contribui para diminuição da violência, visto que o índice de reincidência de reeducandos que trabalham é de apenas 1%”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Em Pernambuco, 1.040 reeducandos do regime aberto na RMR e no interior trabalham por meio de convênios em empresas públicas e privadas

Porto Digital em caruaru realiza encontro sobre o mercado de Moda


No dia 15 de agosto, às 18h30, o Armazém da Criatividade - unidade avançada do Porto Digital em Caruaru - realiza a terceira edição de seu evento bimestral de networking e conteúdo, o Te Vejo no Armazém. A ideia é conectar empreendedores, estudantes e interessados na área de moda para conversar sobre as dificuldades e oportunidades em gerar negócios. O evento é gratuito e as inscrições estão disponíveis em http://bit.ly/tevejonoacmoda.

O “Te Vejo no Armazém pra Falar de Moda” é um evento gratuito. E nesta edição integram a bancada de debate a Marina Pacheco, da startup Marina Pacheco Atelier que trabalha moda sustentável; Mariana Pinto, da startup Marinas, negócio de estamparia autoral; Carolina Fontes, do Brechó Carolina Desapegada; e Luiz Clério, coordenador do curso de Design de Moda da Faculdade Senac. 



UniFavip|Wyden inscreve para vestibular 2019.2 até amanhã (01)

O Centro Universitário UniFavip|Wyden está com inscrições abertas até às 18h desta quinta-feira (01) para o vestibular 2019.2. As provas acontecem no sábado (03), das 9h às 13h. As inscrições podem ser realizadas no site www.wyden.com.br/unifavip ou no setor de Admissões de Novos Alunos, na sede da instituição.


No dia da prova, os alunos devem chegar antecipadamente, pois os portões serão abertos às 8h e fechados, pontualmente, às 9h. A seleção acontecerá no campus do UniFavip|Wyden, na Avenida Adjar da Silva Casé, nº 800, Indianópolis, em Caruaru.

O certame irá preencher mais de 1.900 vagas em 28 cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Entre os cursos disponíveis estão Direito, Administração, Biomedicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

Mais informações pelo telefone 4020-4900 ou no setor de Admissões de Novos Alunos, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.

Inscrições gratuitas para o 2º minicurso da Libras no Ceeli em Caruaru

O Centro Educacional de Ensino em Libras (Ceeli) de Caruaru, realiza a 2ª edição do minicurso gratuito de noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estão sendo ofertadas 80 vagas para qualquer pessoa interessada em participar. As inscrições estão abertas até às 18h desta sexta-feira, dia 02 de agosto.

Os interessados devem preencher um formulário no site www.ceeli.com.br  escolher uma das opções dos dias e horários para assistir a aula presencial, com direito ao certificado. É preciso aguardar a confirmação de inscrição pela instituição através do e-mail ou whatsapp informado. 

Estão disponíveis três turmas, a primeira começará neste sábado (03) às 9h da manhã, e a segunda também será no mesmo dia, a partir das 14h. Para os que optarem fazer o minicurso gratuito na terceira turma, a aula acontecerá na quarta-feira, dia 07 de agosto, às 19h. 

O prazo de inscrição para a terceira turma termina excepcionalmente nesta segunda-feira (05). O Ceeli fica na Rua Benjamin Larena, nº 115 - 1º Andar – Divinópolis, Caruaru (PE), próximo ao INSS. 

O minicurso gratuito é voltado aos estudantes, professores, técnicos, representantes da sociedade civil, movimentos sociais.  Além de órgãos públicos, organizações que atuem na área de direitos da pessoa com deficiência e/ou atendimento à pessoas surdas, familiares de surdos e profissionais em geral interessados. A iniciativa faz parte da comemoração dos 7 anos de fundação do Ceeli em Caruaru.

NOVIDADES

Neste semestre o Ceeli Caruaru está com novos cursos, entre eles:  Curso para crianças “Libras Kids”, Libras para surdos com metodologia visual, além de um novo programa de fluência que envolve cursos de introdução, conversação e aperfeiçoamento em Libras. As aulas começam a partir do dia 10 de agosto. Todas as informações podem ser conferidas no site: www.ceeli.com.br 

Governador Paulo Câmara prestigia reunião da Aesbe realizada no Recife

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, participou nesta manhã (30), da IV Reunião da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento - Aesbe, na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, em Recife, Pernambuco. A aprovação do novo Marco Regulatório do Saneamento, em tramitação na Câmara Federal, e a construção de pontes com todos os atores envolvidos do setor para a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil, além da eleição no novo presidente da entidade, foram a tônica do encontro. Com a participação de representantes de 22 empresas das 26 associadas, o engenheiro civil Marcus Vinícius, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa, foi apoiado pela Compesa e escolhido como novo presidente da Aesbe para um mandato de dois anos a partir de hoje, em substituição ao administrador de empresas Roberto Tavares, que conduziu a entidade por cinco anos, em paralelo a sua gestão à frente da Compesa.


Ao assumir a presidência da Aesbe, Marcus Vinicius parabenizou a gestão de Roberto Tavares como comandante da instituição, afirmando que ele teve papel fundamental na articulação com os governadores, deputados e senadores para barrar as Medidas Provisórias 844 e 868, editadas pelo governo Federal, além da reestruturação da entidade e melhoria da governança por ele empreendida. Ele irá comandar uma entidade com 34 anos de existência que congrega 26 empresas e atua em mais de quatro mil municípios brasileiros, o que corresponde a 75% do atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no País. Em seu primeiro discurso, defendeu como prioridade trabalhar o Marco Regulatório do Setor de Saneamento para que seja construída uma legislação que garanta segurança jurídica, mas que permita também justiça social, que ela seja disponibilizada para os municípios mais carentes como aqueles que apresentam maior rentabilidade. Ele lembrou que as MPs que perderam validade foram substituídas por Projetos de Lei que foram aglutinadas no PL 3261, que já tramitou no Senado em primeira votação e se encontra na Câmara Federal. “O processo de saneamento é complexo, amplo. Mas estou confiante no diálogo e entendimento com os deputados para que cheguemos a um modelo de Marco Regulatório para buscarmos a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento e uma melhor prestação de serviços para o povo brasileiro”, afirmou o novo titular da Aesbe.

Roberto Tavares foi eleito presidente da Aesbe por duas vezes e teve o mandato estendido até hoje. A decisão de prorrogar o seu mandato foi um consenso dos associados em função das Medidas Provisórias editadas pelo governo federal em 2018, propondo mudanças no saneamento, sem ouvir o setor. O ex-titular da Aesbe lembrou que a alteração do Marco Regulatório era uma bandeira defendida pela entidade com vistas à definição de novas regras para ampliar os serviços de saneamento no País. “Fomos surpreendidos com a falta de diálogo do governo federal, que preferiu editar Medidas Provisórias ao invés de construir, com o setor, um Projeto de Lei. Tivemos o firme apoio dos governadores e dos deputados federais no Congresso Nacional para derrubar as MPs, o que acabou acontecendo”, relembrou. Ele disse que está confiante na aprovação do PL na Câmara, já aprovado no Senado. Segundo Roberto Tavares, o setor de saneamento ainda é muito atrasado na infraestrutura brasileira e por isso é necessário unir o público e o privado. “Precisamos dessa parceria para que o saneamento possa chegar em todas as regiões do Brasil, independente de serem ricas ou pobres, de estarem próximas a fontes hídricas ou distantes. Precisamos de um saneamento que inclua todos os brasileiros”, argumentou Tavares. Ele lembrou que o setor investe hoje entre R$ 10 a R$ 12 bilhões por ano no Brasil e é necessário dobrar esse volume de recursos para antecipar o prazo de universalização dos serviços.

O fortalecimento do setor de saneamento via Companhias Estaduais de Saneamento também foi compartilhado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Ele lembrou que há problemas históricos no setor, que não podem mais ser adiados. “Ficamos apreensivos com o processo mal conduzido pelo governo federal ao editar medidas provisórias para regular o setor, sem qualquer discussão com os gestores públicos, mas que está confiante na aprovação de um texto na Câmara Federal que permita avanços para o setor”, disse. Ele lembrou que Pernambuco decidiu inserir a pauta do saneamento como uma ação estratégica desde o governo Eduardo Campos e citou o Programa Cidade Saneada - a PPP do Saneamento de Pernambuco - que irá beneficiar mais de cinco milhões de pessoas em 15 cidades da Região Metropolitana, elevando os índices de cobertura de esgoto de 37 % em 2018 para 90% até o ano de 2037. Segundo o governador, abraçar esse desafio não seria possível sem o modelo de parceria, que irá investir R$ 6,7 bilhões, recursos públicos e privados ao longo do contrato, que é de 35 anos.

Na questão de abastecimento de água, o governador Paulo Câmara citou a obra da Transposição do Rio São Francisco que irá socorrer os municípios que estão situados em áreas mais secas dos estados (escassez hídrica). Um dos dois canais da transposição já está pronto e o outro em execução. “Mesmo sem a conclusão da obra do Eixo Leste, pelo governo Federal, um dos braços da transposição que beneficia Pernambuco, executamos projetos para antecipar o uso das águas do Rio São Francisco utilizando as tubulações já assentadas da Adutora do Agreste e, que só seriam utilizadas após a obra do Ramal. Hoje, já estamos atendendo dez cidades com essas alternativas de engenharia encontrada”, frisou o governador. Ele informou que 30% dos recursos disponíveis na receita do Estado foram investimentos em saneamento no ano passado. “Continuaremos buscando parcerias com o governo federal, com bancos internacionais, a exemplo do Bird e BID, para garantir um futuro para o estado de Pernambuco com bons serviços prestados de água e esgoto”, finalizou Paulo Câmara.

Diretoria eleita da Aesbe para o biênio 2019/2021

Presidente: Marcus Vinicius Fernandes Neves, da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
Vice-presidente: Ricardo Soavinski, da Saneago (Companhia de Saneamento de Goiás).
Vice-presidentes Regionais:
Região Centro-Oeste
Ricardo Soavinski – Saneago
Região Norte
Armando Valle, da Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas).
Região Nordeste 1
Neurisângelo  Freitas, da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará).
Região Nordeste 2
Rogério Cedraz, da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
Região Sudeste
Carlos Eduardo Tavares de Castro, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais.)
Região Sul
Claudio Stábile, da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).


Conselho fiscal:
Roberta Maas, da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).
James da Silva Serrador, da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).

Arena Rock traz Biquíni Cavadão e Humberto Gessinger

Shows acontecem nesta sexta-feira (02), na Arena Caruaru

A Capital do Forró se transforma, na próxima sexta-feira (02), na Capital do Rock. A banda Biquíni Cavadão, o cantor Humberto Gessinger e os caruaruenses da banda Os outros caras compõem o set list da festa Arena Rock, promovida pela casa de shows Arena Caruaru.

Biquíni Cavadão dá sequência à turnê nacional e traz para o Arena Rock o show “Ilustre Guerreiro”. Iniciado no final do ano passado, o giro é baseado no álbum de mesmo nome, que traz releituras de grandes sucessos de Herbert Vianna. Entre elas, “Cuide Bem Do Seu Amor”. O título do disco inclusive é uma alusão ao nome do líder do Paralamas (Herbert significa, em alemão, “ilustre guerreiro”). Além de um set específico para as canções do Paralamas, o repertório do novo show da banda liderada pelo vocalista Bruno Gouveia contará com clássicos próprios, tais como “Vento Ventania”, “Janaína”, “Tédio”, “Zé Ninguém”, “Timidez”, “Dani” e “Chove Chuva”.

Já o compositor, cantor, multi-instrumentista e escritor gaúcho Humberto Gessinger está na estrada com o show de seu mais recente DVD, ‘Ao Vivo Pra Caramba’, um registro da turnê ‘Desde Aquele Dia – A Revolta dos Dândis 30 anos’ gravado em agosto de 2017, em Porto Alegre, que conta ainda com um set acústico com quatro canções inéditas. No show, o artista apresenta algumas músicas do disco ‘A Revolta dos Dândis (dos Engenheiros do Hawaii)’, composições de diversas fases de sua carreira, com destaque para as canções inéditas “Pra Caramba”, “Cadê?”, “Das Tripas Coração”, “Saudade Zero”, além dos hits que marcaram época “Infinita Highway”, “Refrão de Bolero” e “Pra Ser Sincero”.

Completando as atrações do Arena Rock, a banda Os Outros Caras que, desde 2012, vai na contramão musical de Caruaru e região levando o público de carona com muito rock nacional e internacional.

Os ingressos continuam sendo vendidos na sede da Arena Caruaru (BR-104 – Nova Caruaru), no primeiro piso do Shopping Difusora e no site www.arenacaruaru.net . Os valores variam de R$ 50 a R$ 160 reais, dependendo do setor escolhido. O open bar vem com as bebidas padrão arena com uísque, vodka, cachaça, cerveja, catuaba, caipirinha, refrigerante e água.

Outras informações: (81) 3721.7744

terça-feira, 30 de julho de 2019

SENAI oferece vagas para cursos técnicos no Agreste e Sertão do Estado

O SENAI está com matrículas abertas para os estudantes interessados em aprenderem uma profissão em um curso técnico. Estão disponíveis vagas para diversos cursos nas unidades do SENAI, incluindo Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe. As aulas terão início entre os meses de julho e setembro deste ano. Todos os cursos são pagos.

Em Caruaru, os estudantes podem se matricular no curso Técnico em Manutenção Automotiva, que iniciou no dia 17 de julho, e no Técnico em Eletrotécnica, com início no dia 26 de agosto.  Já no sertão, o SENAI de Petrolina está ofertando 121 vagas para cursos de Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Alimentos, Administração e Eletrotécnica.

Em Garanhuns, cursos como de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Manutenção Mecânica de Motocicleta estão disponíveis para matrícula. Para mais informações (87) 3221-3221/ (87) 9.9385-5467.

Já no SENAI Santa Cruz do Capibaribe a vaga é para o curso Qualipolo. O objetivo é desmistificar a ideia de que o ambiente 4.0 trará a substituição das pessoas por máquinas ou robôs. Pelo ao contrário, para sobreviver a esta transformação, o negócio precisará contar com o trabalho de todos os envolvidos. O curso será nos dias 28 e 29 de agosto, das 19h às 22h. Além do Qualipolo, o SENAI Santa Cruz do Capibaribe está com matrículas abertas para o curso Gestão Estratégica do Design de Moda e Mercado, que inicia no dia 13 de agosto, com aulas de terça a sexta-feira, das 19h às 22h. Para outras informações (81) 3731-8603/ (81) 3705-1767.

Para a Gerente de Educação do SENAI, Carla Abigail, os cursos técnicos atendem de forma imediata à demanda do mercado de trabalho. A prova disso é que o índice de inserção profissional da instituição na indústria pernambucana é superior a 75%. “O curso de formação técnica profissional traz em seu projeto pedagógico a interface com as demandas do mercado, possibilitando a inserção veloz dos talentos ao mercado profissional. A sua duração também é um atrativo, entre um a dois anos, a depender do curso”, ressalta.

INSCRIÇÕES – As matrículas podem ser feitas nas secretarias das próprias escolas, mediante apresentação de originais e cópias de RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Para se inscrever, é necessário que o aluno tenha concluído ou esteja cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.pe.senai.br.

Balanço do DETRAN-PE no FIG 2019

Garanhuns, Agreste do Estado, conta com uma frota de 56.753 veículos, desses 16.255 são motos, sede do Festival de Inverno – FIG, considerado o maior evento multicultural do País, recebeu técnicos e agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, que levaram serviços de emissão de nada consta; renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH; captura de imagem; emissão de taxas, multas e agendamentos. Isso só foi possível graças ao Detran Itinerante, equipamento climatizado, conta com três guinches, onde técnicos atenderam a população, na Praça Mestre Dominguinhos, e também, no Governo Presente, que aconteceu na Escola de Referência de Ensino Médio Francisco Madeiros.

Além dos serviços disponibilizados, agentes de trânsito fizeram demonstração do uso correto das cadeirinhas e realizaram 10 Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, disponibilizando o etilômetro para que 500 pessoas fizessem o teste de alcoolemia.
Paralelo a isso, Coordenadoria de Educação esteve durante o final de semana nos locais onde estava acontecendo eventos, entregando material educativo contendo dicas de segurança no trânsito. Além disso, técnicos da educação, com o apoio de agentes da fiscalização de trânsito do DETRAN-PE e a Guarda Municipal de Garanhuns, realizaram blitz educativa, quando abordaram mais de quinhentos motociclistas, onde foram entregues material educativo e bafômetros descartáveis, além orientação quanto ao uso dos equipamentos de segurança, sob o título “Motociclista Consciente” e entrega de Chaveiro “Cordão”. Também foi realizada blitz pela Operação Trânsito Seguro – OTS, garantindo a fluidez no trânsito.

Oitenta agentes de trânsito, 5 viaturas, 1 guincho e 5 motos foram designadas para desenvolverem ações em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Operação Lei Seca), os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Polícia Militar – PM e Guarda Municipal de Garanhuns). Foram 27 operações, quando foram abordados 871 veículos e 306 foram autuados, 27 condutores fizeram o teste de alcoolemia e 67 veículos foram removidos para o depósito do DETRAN-PE. 


Caruaru recebe Copa do Mundo de Desenvolvimento de Jogos

O Armazém da Criatividade será tomado por desenvolvedores de jogos de 02 a 04 de agosto durante a Game Jam + em Caruaru. O evento, que tem o apoio do Sebrae, é uma Copa do Mundo de desenvolvimento de jogos, que vai terminar com duas equipes vencedoras representando Caruaru em uma etapa final que será realizada em dezembro no Rio de Janeiro. As inscrições ainda podem ser feitas por R$ 25 (vinte e cinco reais) no link http://bit.ly/315UvUA.


O evento é uma oportunidade para quem quer entrar ou se aprimorar na área de desenvolvimento de games. Para participar é preciso ter algum conhecimento prévio, que possa ser aplicado para o desenvolvimento de games (design, modelagem, programação, game design). “Não é necessário ter experiência extensiva em criar jogos, não é um evento fechado a veteranos. Desde que o participante consiga contribuir para a criação do jogo, é bem-vindo”, disse Filipe Rafael, coordenador do evento, ao explicar que terão mentores para orientar os participantes.

Serão três mentores durante a Game Jam +: Cado Figueirêdo, desde 2015 tem desenvolvido jogos de entretenimento, educativos, serious games e jogos em realidades virtual e aumentada, alguns deles ganharam prémios; e os irmãos gêmeos Hugo Jorge, com 10 anos de experiência em game design e ux,  e Felipe Jorge GamePlay Programmer com mais de 10 anos de experiência.

Já foi o tempo em que os jogos eram apenas diversão para crianças. É um negócio que movimenta bilhões no mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Segundo levantamento da Newzoo, empresa que faz análise do mercado de games, com uma movimentação de US$ 1,3 bilhão em 2017, o Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina. A nível mundial, a Newzoo informou que foram 2,3 bilhões de jogadores em todo o mundo gerando um gasto de quase 140 bilhões de dólares em games em 2018.

“A realização de um evento como a Game Jam + aqui em Caruaru é de extrema importância para evidenciar a potencialidade de Caruaru como um player no mercado de desenvolvimento de jogos digitais para todo Brasil e para boa parte do Mundo. Quando iniciativas como estas são apoiadas por instituições de peso como o Sebrae/PE fica evidente o destaque que essas novas matrizes econômicas estão recebendo e a renovação do papel do órgão no fomento a Economia Criativa da região.", destacou Filipe Rafael. Para a gerente da Unidade Agreste Central do Sebrae/PE, Débora Florêncio, o empreendedor precisa se adequar para atender ao novo consumidor, que é digital, surgem novas formas de se relacionar com o cliente e novas possibilidades de negócio, “o Sebrae está preparado para prestar consultoria aos empresários para que eles possam inovar e incorporar novas tecnologias nos negócios por meio do Sebraetec”, destacou.

Última semana de inscrições para Concurso Público do IFPE

O Concurso Público para cargos técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) entrou na reta final de inscrições. Os interessados em concorrer a uma das 44 vagas podem se inscrever, exclusivamente, pelo site cvest.ifpe.edu.br até o dia 6 de agosto.

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa, através de Guia do Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 100 para cargos de Classe E e de R$ 80 para os cargos de Classe D. O pagamento deve ser feito no Banco do Brasil até o dia 7 de agosto. 

O edital oferece vagas para diversos cargos de nível médio e superior. Há oportunidades para Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tecnologia da Informação (Desenvolvimento; Rede e Suporte;) Tradutor e Intérprete de Libras. Também são ofertadas vagas para Técnico em Laboratório de diversas áreas: Artes Visuais, Computação Gráfica, Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho. De acordo com a Lei de Cotas, foram reservadas vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

A remuneração básica inicial varia de R$ 2.446,96 (cargos de nível médio e técnico) a R$ 4.180,66 (cargos de nível superior), além do auxílio-alimentação no valor de R$ 458 e gratificação por titulações. Todos os candidatos devem se submeter à prova escrita/objetiva a ser realizada no dia 6 de outubro. O cartão de inscrição com o local da prova tem liberação programada para 13 de setembro, também no site da Cvest.

Haverá prova prática para aqueles que forem concorrer aos cargos de Técnico em Laboratório, Técnico em Tecnologia da Informação e Tradutor e Intérprete de Libras.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail concurso@reitoria.ifpe.edu.br ou fone: (81) 2125-1616.

Veículos com final de placa 6, 7 e 8 tem até 31 de julho para circular com CRLV 2018

O prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular - CRLV 2018, dos veículos com placa terminada em 6, 7 e 8 é até o dia 31 de julho. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio do Diretor de Atendimento, Cel. Felipe Nascimento, lembra que o CRLV 2019 só é emitido depois que é quitado todas as taxas que compõem o Licenciamento. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).


Quem optou por não pagar a taxa de postagem, o proprietário ou procurador legal, após quitar as demais taxas que compõem o Licenciamento, é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2019 no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o ponto de atendimento do DETRAN para receber documento. Quem deixar para quitar o licenciamento 2019 no último dia, ou seja, 31 de julho, deverá agendar para receber o CRLV.

É possível ao cidadão que optou por pagar a taxa de postagem, rastrear o envio do CRLV 2019, depois de sua devida emissão, por meio do site do DETRAN-PE. Para isso, digite a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal do site. Depois disso, o cidadão clica no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV. Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo.

A circulação sem o porte, seja físico ou digital, do CRLV 2019 acarretará em 3 pontos na CNH, infração leve no valor de R$ 88,38. Já com licenciamento vencido, acarretará na remoção do veículo para depósito do DETRAN-PE, 7 pontos na CNH, infração gravíssima no valor de R$ 293,47, e taxas para a liberação.

MULTAS DE TRÂNSITO ATRASADAS TERÃO COBRANÇAS DE JUROS
O DETRAN-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial, pelo terceiro ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.
Os acréscimos se basearão na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.
O licenciamento veicular exige, além do pagamento das taxas, o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do Órgão www.detran.pe.gov.br.    
Já as terminações 9 e 0 seguem o prazo conforme calendário abaixo.

Terminações
Prazo final para portar o CRLV do exercício anterior (2018)
9 e 0
Até agosto